Uma grande mobilização vai acontecer em Guaramirim até fim de junho para recolher lixo eletrônico. A Prefeitura lançou a campanha “Vamos Reciclar” para dar a destinação correta para peças como computadores, TVs, celulares, impressoras, monitores, videocassetes, baterias, pilhas, cartuchos, toners, leitores de CD e DVD e câmeras fotográficas.
Continua depois da publicidade
O objetivo é alertar a população sobre os perigos que o descarte destes materiais em locais incorretos traz para o meio ambiente.
São 50 pontos de coleta espalhados pela cidade. Participam da ação todas as escolas municipais e estaduais, supermercados, postos de gasolina e lojas de informática. Na Prefeitura, há um ponto de coleta permanente no corredor de acesso ao segundo piso.
O material será recolhido uma vez por semana e encaminhado à empresa Compucilado Reciclagem e Assistência Técnica, de Florianópolis, especializada em reciclagem de lixo eletrônico.
Continua depois da publicidade
A previsão é arrecadar cerca de duas toneladas de lixo eletrônico, o dobro do coletado na primeira edição da campanha, realizada em 2010.
– Os equipamentos eletrônicos têm metais pesados na sua composição. Se forem jogados no lixo comum, podem contaminar o solo e o lençol freático -, destaca o presidente da Fundação do Meio Ambiente de Guaramirim, Alberto Gaeski.
Para incentivar a participação da população, serão feitas gincanas nas escolas e os alunos que mais arrecadarem lixo vão fazer parte de um trabalho de reflorestamento às margens do rio Itapocu.
Continua depois da publicidade
A diretora Adriana Mader, da Escola Municipal Gustavo Tank, que vai participar da mobilização, conta que os professores também irão desenvolver trabalhos sobre a coleta seletiva para incentivar a consciência ambiental.