Comerciantes de Guaramirim estão se mobilizando para criar uma Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) na cidade. Hoje, o município depende dos serviços realizados pela entidade de Jaraguá do Sul, que atende toda a microrregião e conta com 96 associados de Guaramirim. A previsão é de que a entidade comece a funcionar em um mês, após a escolha do imóvel que vai abrigar a sede e da diretoria.
Continua depois da publicidade
O integrante do conselho do Serviço de Proteção ao Crédito em Santa Catarina (SPC/SC), Wanderlei Passold, também empresário em Jaraguá do Sul, comenta que Guaramirim tem um Núcleo de Dirigentes Lojistas (NDL), pertencente à CDL jaraguaense. Ele diz que a criação da entidade própria é importante porque o comércio da cidade está ganhando mais espaço, com o estabelecimento de grandes redes.
Um dos benefícios é que os consumidores terão acesso mais facilitado ao banco de dados do SPC, pois não precisarão se deslocar a outra cidade para obter as informações.
– Outra vantagem é o incentivo ao associativismo, pois vai fortalecer a união entre os empresários em defesa de interesses da classe – comenta.
Continua depois da publicidade
A entidade deverá funcionar, inicialmente, numa sala alugada na região central de Guaramirim. No momento, três imóveis são avaliados. Após a conclusão dos trâmites burocráticos, como a composição do estatuto e da diretoria, os funcionários receberão uma capacitação.
A CDL de Jaraguá do Sul conta com 1,4 mil associados, oferecendo os serviços nos setores de SPC, assessoria de cobrança e um núcleo de palestras. O SPC também quer criar núcleos de dirigentes lojistas em Corupá, Schroeder e Massaranduba, para que no futuro também possam contar com CDLs.