Uma comissão permanente criada para prevenir desastres como o ocorreu em Santa Maria em janeiro deste ano começará a agir a partir de amanhã em Guaramirim. O grupo é formado por profissionais do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Vigilância Sanitária, Fundação do Meio Ambiente e Polícia Civil. A princípio, as ações ocorrerão em três casas noturnas, mas também devem chegar a salões, escolas e igrejas. Os primeiros locais a serem fiscalizados serão a Upper Floor, a Live Life e o Curupira.
Continua depois da publicidade
Segundo o comandante dos Bombeiros de Guaramirim, Laury Carlos Leite, cada setor emitirá um relatório sobre as irregularidades encontradas. A ideia é dar um prazo para regularização do local, mas, dependendo da gravidade, poderá ocorrer a interdição durante a vistoria. O grupo deve se reunir no dia 19 para levantar os problemas encontrados e agendar os próximos locais a serem vistoriados.
– O objetivo é que esta comissão seja permanente e que a fiscalização não ocorra apenas quando acontecem tragédias como a de Santa Maria – explica.
A previsão é terminar o trabalho de fiscalização até a metade do ano.
Continua depois da publicidade
Em Jaraguá do Sul, a Defesa Civil terminou a primeira etapa de visitas na semana passada. Passou por 14 casas noturnas. A cidade também deve retomar a fiscalização nesta quinta-feira, quando começa a visitar os salões de 13 sociedades da cidade. Até agora, nenhum estabelecimento foi interditado.
– O que tinha de pendência, as casas estão resolvendo. Demos um prazo de adequação. Para as primeiras casa vistoriadas, o prazo se encerra essa semana – alerta o secretário da Defesa Civil, Marcelo Prochnow.
Ele informa ainda que igrejas serão vistoriadas. Já as escolas passaram recentemente por uma averiguação e, por isso, nesse primeiro momento, não passarão pela fiscalização.
Continua depois da publicidade