O nível do Guaíba voltou a subir e ultrapassou os 5 metros mais uma vez. Depois de uma semana em que o índice baixou aos poucos, as chuvas do último final de semana fizeram com que o lago registrasse elevação novamente. Na medição desta terça-feira (14), o nível estava em 5,20 metros. As informações são da GZH.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O último registro foi feito às 7h15min desta terça no Cais Mauá e indicou que o Guaíba estava em 5,20 metros. Na medição da tarde de segunda-feira (13), as águas já haviam subido acima dos 5 metros.

A cota de alerta do lago Guaíba é de 2,5 metros, e de inundação de 3 metros. No sábado (11), o Guaíba estava no menor nível desde o início das cheias no Rio Grande do Sul, com 4 metros e 56 centímetros. A água teve queda de nível, com oscilações, ao longo da semana, porém as fortes chuvas que caíram no final de semana fizeram com que a água subisse novamente.

O bairro Lami, no extremo Sul de Porto Alegre, precisou ser evacuado por conta do aumento das águas do Guaíba. Cerca de 300 moradores deixaram suas casas nas Rua Otaviano José Pinto e no Beco do Pontal.

Continua depois da publicidade

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apontam que a água pode seguir acima da cota de inundação por várias semanas.

O Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), da UFRGS, junto a RHAMA Analysis, destaca que o nível do rio pode chegar a 5 metros e 50 centímetros entre esta segunda e terça-feira, ultrapassando o recorde de 5 metros e 35 centímetros registrado em 5 de maio.

Situação em Porto Alegre

Leia também

Tempo volta a ficar ensolarado, mas temperaturas despencam em Santa Catarina

Confira os cuidados essenciais na hora de fazer doação de água ao RS