O 21º Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau (Fenatib) começa nesta sexta-feira e muitos espectadores estão ansiosos pelas 15 peças programadas para esta edição. Mas não é só o público que conta as horas para as cortinas se abrirem. Os grupos de teatro também estão empolgados e quem vai subir ao palco pela primeira vez no Fenatib nem se fala. Roberto Vasselai e Rosinha Walter, da Cia Beto Malabares, de Gaspar, definem a estreia em apenas uma palavra: reconhecimento. Para o casal, parceiros de cena há pelo menos seis anos, esse será o momento de mostrar ao grande público um trabalho de formiguinha que leva principalmente às escolas cultura e educação ambiental.
Continua depois da publicidade
Eles chegam ao Fenatib com o espetáculo de marionetes “Brincando com o Lixo”. A obra é fruto de uma paixão de Vasselai pelo universo circense e alia uma preocupação com o planeta. Todos os bonecos que encantam crianças e adultos com acrobacias e malabarismos são feitos de material reciclado. A peça foi a primeira produzida pelo ator e diretor e ganhou espaço em unidades educacionais com oficinas para ensinar os estudantes a produzirem os bonecos e também incentivá-los a se aventurarem nesse universo.
– Quero inspirar as crianças e saber que um dia influenciei uma delas a entrar para o teatro – fala.
O Grupo K – Teatro, de Blumenau, tem 13 anos de carreira e estreia no festival com “O Tapete de Maria”, inspirada na obra homônima de Simone Cosac Naify. O espetáculo tem mais de 10 anos e foi apresentado pelo menos 100 vezes em diferentes regiões do Brasil. A missão de contar a história de amor dos personagens Maria e Stéfano é dos atores Joanna Oliari e Rafael Koehler, com a direção de Nicoli Pereira.
– A nossa maior expectativa está no retorno dos profissionais de teatro que estarão presentes no Fenatib e na troca com as crianças durante a peça. É muito bom poder integrar a programação de um evento que contribui muito para a nossa formação como profissionais do teatro – afirma Koehler.
Continua depois da publicidade