Uma baleia juvenil da espécie Jubarte encalhou na Praia da Península, em Barra Velha (SC), no fim da manhã de segunda-feira. Na manhã desta terça-feira (17), a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) segue com os trabalhos para resgatar o animal. A baleia está viva e tem aproximadamente seis metros. Ela não apresenta nenhuma lesão, mas está bastante estressada.
Continua depois da publicidade
Baleia encalha em Barra Velha
Leia mais
Sobrevoo registra aumento na concentração de baleias-francas no litoral de SC
Paulo Germano: o santuário dos cachorros que ninguém quis
Continua depois da publicidade
O local foi isolado, mas há muitas pessoas ao redor. O grupo de especialistas pede que as pessoas se afastem. Alguns membros da comunidade local não foram de acordo com os procedimentos realizados pela equipe e decidiram tentar desencalhar a baleia por conta própria. Duas pessoas ficaram feridas, uma na cabeça e outra na perna, mas sem gravidade.
Ainda não se sabe os motivos que fizeram a baleia encalhar. A suspeita é de que ela possa estar doente. Uma equipe do PMP-BS, representada pela Associação R3 Animal, foi Florianópolis com uma embarcação e um kit de desencalhe para realizar o resgate.

O projeto
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.