“Você quer participar da memória da cidade?” Essa é a pergunta feita pelo grupo de teatro de rua Erro pra quem passa nesta quinta-feira pela Praça XV, em Florianópolis. Em protesto aos furtos de bustos na cidade, os artistas criaram uma placa em forma de busto, com uma abertura no lugar da cabeça, para que as pessoas sejam fotografadas no lugar do homenageado.

Continua depois da publicidade

A ação ocorre no mesmo dia em que os representantes do Senadinho e da Associação dos Amigos da Cidade fixaram uma placa de metal na praça, em repúdio ao mesmo vandalismo.

– Quando vimos que eles estavam fazendo a mesma ação que nós, ficamos muito felizes.

Não foi nada combinado e com um apoiando o outro a ação teve mais visibilidade. O que queremos é uma coisa só: respeito com a memória histórica da Cidade. – disse Pedro Bennaton, diretor do grupo Erro.

Continua depois da publicidade

Surpreenda-se com o Erro

Em 2012 o grupo Erro já havia feito uma intervenção urbana usando os bustos como pano de fundo do trabalho. Este ano, com os furtos, os artistas não tiveram dúvida em voltar ao assunto. Assim, durante uma oficina gratuita – iniciada há uma semana e nomeada de Bloco -, os artistas trouxeram o tema para ser trabalhado.

– A manifestação é o resultado da oficina, pois trabalhamos com ações cênicas antropológicas, sobre preservação cultural por meio de interverções urbanas – explicou o diretor.

Na sexta-feira, o grupo estará novamente na Praça XV finalizando a oficina com outra intervenção urbana. Mas quem tiver curiosidade terá que ir dar uma passadinha no Centro, pois o grupo gosta de surpreender.

Continua depois da publicidade