A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (4) a segunda fase da Operação Postal Off, que começou em Santa Catarina e investiga fraudes nos Correios.

Continua depois da publicidade

> Operação contra esquema nos Correios e a ligação com Santa Catarina

São cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em São Paulo (SP), Praia Grande (SP), São Vicente (SP) e Rio de Janeiro (RJ), em residências de investigados e sedes da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT).

Segundo a PF, a operação busca desarticular organização criminosa suspeita de subfaturar valores devidos à EBCT, além de desviar para si grandes clientes no seguimento de postagem de cartas comerciais.

> PM de folga entra em apartamento e agride mulheres com cassetete em Lages; veja vídeo

Continua depois da publicidade

A investigação começou em novembro de 2018 em Santa Catarina, em razão do primeiro indício de crime encontrado.

Ainda conforme a PF, a apuração evidenciou forte atuação do grupo nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, que contava com a participação ativa de funcionários dos Correios, fazendo com que grandes cargas de seus clientes fossem distribuídas no fluxo postal sem faturamento ou com faturamento muito inferior ao devido.

> Prefeito de Itajaí sugere aplicação de ozônio pelo reto para tratamento do coronavírus

De acordo com a PF, na operação deflagrada nesta terça, foram identificados indícios de participação de um empresário titular de agências franqueadas dos Correios e de sete funcionários da empresa pública, que atuavam auxiliando nas postagens ilegais e subsidiando interesses empresariais do grupo criminoso.

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

> Santa Catarina estuda forma de comprar vacina contra o coronavírus

> Painel do Coronavírus: veja em mapas e gráficos a evolução dos casos em SC