Um grupo suspeito de praticar estupro virtual e induzir jovens a automutilação foi alvo de uma buscas e apreensão nesta sexta-feira (21). Na ação, coordenada pelo CyberGaeco de Santa Catarina, dois adolescentes foram apreendidos e cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Nas buscas, feitas também no Rio de Janeiro, Mato Grosso e Piauí, foram encontrados também material de apologia ao nazismo. Ao menos 10 vítimas foram identificadas e, conforme o coordenador do CyberGaeco, Diego Barbieri, novas vítimas podem aparecer a partir da análise dos materiais apreendidos.

Entre os alvos de Santa Catarina está uma adolescente de Biguaçu, na Grande Florianópolis, que é suspeita de cometer os crimes. No Piauí um menino de 13 anos foi apreendido. Ele é suspeito de ameaçar, sequestrar, estuprar e matar uma das vítimas de forma virtual e exigir, ainda, conforme a investigação, que a ex-namorada realizasse automutilação em frente às câmeras.

Já no Mato Grosso, também houve uma apreensão, sem informação de idade.

Continua depois da publicidade

— Ela era subjugada a praticar os atos por estar sob domínio psicológico, mas a gente ainda tem que avançar na análise do que foi apreendido na casa dela para refutar totalmente a possibilidade dela ser autora. Em um primeiro momento, a gente trata ela como vítima — disse Barbieri.

Apesar de serem apontados por cometer estupro virtual, o termo ainda não está na legislação. Conforme o promotor, a vítima identificada teria sido pelo crime no meio digital.

— Uma figura que ainda não é criada juridicamente ainda como crime, mas tem muita discussão que é o estupro virtual. Que é você ser coagida a atentar contra a sua própria liberdade para satisfazer o interesse sexual alheio por meio da rede de computadores — explicou.

Leia também

Vigilantes e empresas de vigilância de SC criticam “bico oficial” de PMs nas escolas; veja nota

Continua depois da publicidade

Lula reduz número de armas para CACs, e controle vai migrar do Exército para a PF; veja novas regras

Operação da PM “fecha” os principais acessos das divisas de Santa Catarina