O grupo investigado por desviar cargas de grãos no Oeste de Santa Catarina é alvo de um operação da Polícia Civil nesta terça-feira (21). Seis mandados de prisão temporária e 10 mandados de busca e apreensão são cumpridos no Rio Grande do Sul, apoio da Polícia Civil gaúcha. A estimativa é que o crime possa ter causado prejuízo de pelo menos R$ 1 milhão.
Continua depois da publicidade
Prefeituras de SC pedem que Estado volte a ser protagonista na gestão da crise do coronavírus
Conforme a Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas, da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC-SC), os policiais cumprem as medidas judiciais em Passo Fundo, Santa Maria, Ijuí, Tapejara, Tupanciretã e Cruz Alta.
A investigação aponta que o grupo desviava carga de soja de cooperativas em Santa Catarina, e que o esquema pode ter o envolvimento de ex-funcionários e de motoristas. A cidade de onde partiam as cargas não foi informada pela polícia.
Ivermectina: o que dizem defensores e críticos do uso contra a Covid-19
Continua depois da publicidade
– Motoristas, usando de documentos falsos, principalmente ordem de carregamento falsas, e ex-funcionários que tinham acesso ao sistema. Mediante fraude, eles emitiam ordem de carregamento e faziam o desvio dessas cargas – detalhou o delegado Osnei Valdir de Oliveira, da DEIC-SC.