Um grupo de centenas de brasileiros se reuniu no início da noite desta segunda-feira, 17, na Union Square, uma praça movimentada de Manhattan, em Nova York, em um ato de apoio às manifestações no Brasil. Também estava marcado um ato semelhante em Chicago.
Continua depois da publicidade
Em Nova York, o protesto foi organizado no Facebook e até o início da noite, a página na internet apontava em torno de 1,1 mil pessoas confirmadas para participar. A reportagem esteve na Union Square e observou um número bem menor de ativistas. Segundo um dos organizadores, havia 300 manifestantes.
Na praça nova-iorquina, o grupo portava cartazes em inglês e português falando do preço alto do transporte público brasileiro e pedindo para que os norte-americanos boicotem a Copa do Mundo, em 2014, no Brasil. Os manifestantes, cantando o Hino Nacional e muitos com a cara pintada, despertaram a atenção de curiosos que passavam no local.
– É a nossa forma de ajudar o que está acontecendo no Brasil, inclusive divulgando aqui nos Estados Unidos -, disse uma estudante de São Paulo que preferiu não se identificar.
Continua depois da publicidade
Na terça-feira, 18, estão marcadas manifestações de apoio aos brasileiros em outras cidades norte-americanas. San Diego e São Francisco, na Califórnia, terão encontros semelhantes. No domingo, 16, segundo os organizadores, houve um ato em Boston e uma manifestação menor, no Central Park, em Nova York. .
Confira onde há protestos marcados nas redes sociais pelo mundo:
Visualizar Pelo mundo: grupos organizam protestos contra aumento das tarifas de ônibus no Brasil em um mapa maior