Resgatar a história de Jaraguá do Sul por meio de fotos antigas. O grupo Antigamente em Jaraguá se reuniu no Facebook para compartilhar arquivos fotográficos pessoais. Criado há dois meses por Curt Nees, o espaço já conta com mais de três mil membros.
Continua depois da publicidade
– Eu copiei a ideia da página Antigamente em Blumenau, criada por Patrícia Schwanke, em maio de 2012. Dei o mesmo nome por achar mais interessante a padronização de grupos com esse intuito – explica o publicitário e criador do grupo jaraguense, Curt Nees.
Morando a mais de 40 anos em Jaraguá, Nees afirma que é preciso gostar do local em que se vive. Ele é de São Paulo, mas por motivos de trabalho acabou fixando residência em Jaraguá do Sul e teve seus dois filhos na cidade.
– Vi Jaraguá crescer e participei do avanço da cidade. É bacana compartilhar com as novas gerações como a cidade já foi. Muitos membros acabam prestando uma forma de homenagem aos seus parentes que fazem parte desse arquivo histórico que são as fotografias – destaca.
Continua depois da publicidade
Segundo o publicitário, apenas três fotos são de sua autoria. O grupo foi se multiplicando rapidamente e diariamente pessoas postam fotos na página. As principais são de industrias, de residências, do antigo centro de Jaraguá do Sul.
– Temos a contribuição de pessoas ligada a antiga política ou a própria fotografia aqui de Jaraguá do Sul. É um assunto curioso e que chama a atenção da comunidade – explica.
A intenção de Nees é que a ideia do grupo se espalhe por outros municípios e que todo mundo tenha a oportunidade de conhecer o passado do lugar em que vive.
Continua depois da publicidade