Um ato contra o governo Temer e a cultura do estupro foi realizado no final da tarde desta terça-feira na praça da Bandeira, no Centro de Joinville. O protesto foi organizado pelo coletivo feminista MINA, com apoio de outros movimentos sociais da cidade.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br
Segundo a representante de um dos coletivos, Jéssica Michels, um dos objetivos da manifestação era reunir mulheres para protestar contra o governo interino de Michel Temer.
– Acreditamos que é um governo tomado de forma ilegítima e, nas últimas semanas, marcado por várias ações que mostram um retrocesso – explica a integrante da associação Arco-Íris.
Como um evento nacional foi convocado para esta quarta-feira por conta do estupro coletivo ocorrido na última semana no Rio de Janeiro, os movimentos joinvilenses decidiram adiantar o ato sobre o assunto para esta terça-feira.
Continua depois da publicidade
– Para nós feministas não é um assunto recente porque já fazemos essa discussão há muito tempo. Agora, estamos usando esse caso para que as pessoas discutam sobre o assunto porque é muito claro que existe uma cultura do estupro.
Cada movimento participante do ato teve espaço para falar ao público e todos foram representados por mulheres durante os discursos. Em seguida, os manifestantes caminharam pelas ruas do Centro com cartazes e faixas.