O Grupo RBS anunciou na quinta-feira que foi concretizada a aquisição pela Gávea Investimentos de uma participação minoritária, equivalente a 12,6428%, do capital da RBS Comunicações SA – holding que controla os principais negócios do grupo. O acordo foi assinado pelo presidente do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, e pelo sócio-fundador da Gávea Investimentos Armínio Fraga.
Continua depois da publicidade
Os recursos captados serão destinados ao crescimento do grupo, cuja estratégia prevê o fortalecimento das operações no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a exploração de oportunidades em internet e mídias digitais e a ampliação da prestação de serviços a anunciantes, por meio de ações de mídia segmentada e na área do entretenimento.
– Com este investimento, a situação econômico-financeira da RBS está ainda mais fortalecida para aproveitarmos as oportunidades que o nosso setor apresenta. A entrada da Gávea não altera a nossa linha editorial e preserva os nossos princípios e valores como empresa de comunicação. Agora estamos ainda mais sólidos para continuarmos a garantir qualidade e inovação aos nossos públicos e anunciantes – afirmou Sirotsky.
A entrada do investidor não implicará alterações na diretoria executiva da RBS. A Gávea, também dirigida por Luiz Henrique Fraga, participará na estrutura de governança da RBS por meio da indicação de um dos nove membros do Conselho de Administração, que se reunirá com sua nova composição em 25 de novembro, em Porto Alegre.
– Um conjunto de elementos positivos foi o que definiu a associação à RBS: a reputação e a tradição dos sócios, o modelo de eficiência da empresa na gestão e na governança e o destaque que a RBS tem no setor de mídia – acrescentou Armínio Fraga.
Continua depois da publicidade
Para o vice-presidente executivo da RBS, Pedro Parente, a operação representa um “passo adicional no processo de profissionalização e no já reconhecido modelo de governança corporativa que a RBS vem construindo ao longo de seus mais de 50 anos”.
Grupo tem cerca de 6 mil colaboradores
Fundado em 31 de agosto de 1957, por Maurício Sirotsky Sobrinho, o Grupo RBS é a maior empresa de comunicação multimídia da Região Sul do país, com operações no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Pioneira no modelo regional de televisão do Brasil, é também a mais antiga afiliada da Rede Globo. Atualmente, conta com cerca de 6 mil colaboradores e tem sucursais multimídias e escritórios comerciais nos Estados do Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Distrito Federal, em Minas Gerais e em Mato Grosso do Sul.
Participaram da solenidade de assinatura do acordo, em São Paulo, os conselheiros Pedro Sirotsky, Marcelo Sirotsky e Cláudio Sonder, além dos executivos Geraldo Corrêa, Eduardo Sirotsky Melzer, Eduardo Damasceno Ferreira e Ibanor Polesso.
Continua depois da publicidade