Amparado no modelo de gestão do próprio grupo, o presidente-executivo da RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, afirmou nesta terça-feira, para uma plateia de dirigentes de grupos de comunicação do mundo em Bangcoc, na Tailândia, que a inovação, o investimento em todas as plataformas de comunicação, a atenção às mudanças de hábito do consumidor, colocação de pessoas-chave em postos estratégicos e o gerenciamento da marca e da reputação são ações necessárias para uma empresa de mídia alcançar resultados eficientes e maiores.
Continua depois da publicidade
– Não temos uma bala de prata para os desafios da mídia, mas estamos quebrando os paradigmas – afirmou Eduardo diante de um público de mais de mil líderes da indústria de mídia vindos de mais de 60 países.
Único palestrante brasileiro do 65º Congresso da Associação Mundial de Jornais, promovido pela Associação Mundial dos Jornais (World Association of Newspapers and News Publishers – WAN-Ifra), que vai até esta quarta-feira, em Bangcoc, na Tailândia, Eduardo participou do painel Aprendendo com os inovadores.
A RBS está representada no encontro também pelo presidente Emérito, Jayme Sirotsky – que foi presidente da WAN entre 1996 e 1998 -, e pelo diretor-executivo de Jornalismo, Marcelo Rech, eleito no domingo vice-presidente do Fórum Mundial de Jornais e Editores de Notícias, que tem como objetivo promover a qualidade editorial, a ética e inovações nas redações, bem como a liberdade de imprensa.
Continua depois da publicidade
– Na RBS, estamos nos reinventando. Investimos muito em jornalismo de alta qualidade. Local, local e local é o nosso foco. Nosso compromisso é com o público e com o mercado – salientou Eduardo, que também defendeu um novo nível de desenvolvimento digital para a indústria, citando a unidade de desenvolvimento de negócios digitais da RBS instalada no Tecnopuc, em Porto Alegre.
Moderado por Ole Molgaard, que capitaneia o programa Executivo de Mídia, uma cooperação entre a WAN-Ifra e a CBS Executive para promover o desenvolvimento de líderes do segmento, o painel teve a participação também de Eskoensio Pipatti, diretor de pesquisa na Sanoma News, da Finlândia, e de Johnny Ryan, Chief Innovation Officer (diretor-executivo de Inovação) do The Irish Times, da Irlanda.
Ambos apresentaram casos de inovação na área de jornais: enquanto o The Irish Times está fomentando uma sinergia com startups, o case da indústria finlandesa mostrou uma estratégia desenvolvida em parceria entre empresas de comunicação e pesquisadores para apoiar a transformação digital.
Continua depois da publicidade