Em reunião com seu grupo de executivos no final de semana em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, o Grupo RBS anunciou nesta segunda-feira sua nova estrutura organizacional. A principal novidade é a criação de três vice-presidências – para as áreas de Produto e Operações; Gestão e Finanças, e Mercado e Desenvolvimento de Negócios.
Continua depois da publicidade
O novo vice-presidente da área de Produto e Operações é Geraldo Corrêa, até então vice-presidente de rádios e jornais. Antônio Tigre, que era responsável pela diretoria executiva de Gestão, assume a vice-presidência de Gestão e Finanças, e Eduardo Sirotsky Melzer, antes diretor-geral para o Mercado Nacional, é o novo vice-presidente de Mercado e Desenvolvimento de Negócios. Também foi criada a vice-presidência Institucional, assumida por Afonso Motta, que era vice-presidente de Televisão e Rural. Pedro Parente permanece como vice-presidente executivo do grupo.
Em Santa Catarina, Marcos Barboza segue como diretor geral e Institucional do Grupo RBS no Estado:
– Faremos investimentos importantes em Santa Catarina para oferecer à comunidade veículos de comunicação cada vez melhores e maior interatividade.
Segundo o presidente da RBS, Nelson Sirotsky, as mudanças são decorrentes da estratégia desenhada pela empresa para melhor atender leitores, ouvintes, telespectadores, usuários de internet e anunciantes.
Continua depois da publicidade
Entre as atribuições das novas vice-presidências, está a atuação ágil e integrada para aumentar a interatividade e valorizar a diversidade de grupos e comunidades. A RBS está se estruturando para responder às necessidades e os desejos de seu público em múltiplos canais de comunicação:
– O mundo muda numa velocidade extraordinária, as pessoas estão adquirindo novos hábitos, se relacionando de maneiras diferentes, e a RBS, como vem fazendo ao longo de seus mais de 50 anos, vai acompanhar o seu público – disse Nelson Sirotsky.
O reposicionamento prevê também a busca de oportunidades de expansão no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do crescimento da atuação nacional em novas plataformas de mídia digital e de prestação de serviços para anunciantes, acrescentou o presidente da RBS.
A nova estrutura foi apresentada em encontro no sábado, domingo e na manhã de segunda-feira para os mais de 100 executivos da empresa no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Brasília. Na tarde desta segunda, Nelson Sirotsky, o vice-presidente executivo, Pedro Parente, e os novos vice-presidentes anunciaram as mudanças em videoconferência para os 5.945 colaboradores do grupo.
Continua depois da publicidade
– A estrutura acompanha a estratégia, e a RBS está capacitada financeiramente para fazer investimentos que a aproximem ainda mais de seus públicos – afirma o vice-presidente executivo, Pedro Parente.
Nos três dias de encontro na Serra Gaúcha, os executivos da RBS puderam compartilhar o processo de construção da estratégia, sustentado por visitas às mais importantes empresas nos setores de comunicação, entretenimento, finanças e consultoria. O professor de administração de empresas da Harvard Business School e uma das maiores autoridades mundiais em estratégia para empresas do setor de comunicação, Ranjay Gulati, viajou ao Brasil e esteve em Bento Gonçalves no domingo especialmente para conversar com os profissionais do grupo. O conselheiro Pedro Sirotsky participou do encontro.
– Buscar o que tem de melhor no mundo sempre faz parte da história da RBS e eu estou muito feliz que a empresa esteja, mais uma vez, pronta para ser protagonista – afirmou o presidente do conselho de administração Jayme Sirotsky, referindo-se ao tema do encontro de executivos.
No encerramento, os três novos vice-presidentes detalharam como será daqui para frente o dia-a-dia das operações da empresa e apresentaram suas equipes. Eduardo Smith, ex-diretor geral de Televisão, agora é diretor executivo de Desenvolvimento de Negócios. Eduardo Flores da Cunha Damasceno Ferreira permanece como diretor executivo de Finanças.
Continua depois da publicidade