Com todas as mudanças e alterações da rotina, novos equipamentos de proteção individual (EPI’s) incluídos no dia a dia do trabalho e os cuidados redobrados com a saúde, a pandemia do coronavírus já está deixando lições que devem permanecer no futuro.
Continua depois da publicidade
Para os colaboradores do Grupo RAC, que contempla as empresas RAC Saneamento, RACLI Limpeza Urbana e RAC Saúde, o período tem sido de aprendizados. Mesmo com os cenários de quarentena e isolamento social, os colaboradores do grupo precisaram manter as atividades em dia. Por isso, receberam uma importante mensagem de apoio da empresa.
— Tudo isso que estamos passando com a Covid-19 ajudou a acender em nós o espírito fraterno e comunitário, e tem nos mostrado a importância do trabalho realizado por nossa empresa e a significância dele para a sociedade. Nos mostrou que nossos trabalhadores são verdadeiros heróis, pois, junto conosco, enfrentam todos esses dias desafiadores com muita honra, dedicação e coragem — afirma Marcos, engenheiro de segurança do trabalho do Grupo RAC.
Desde o início da pandemia, e mesmo com a manutenção dos serviços, o cuidado com os profissionais sempre esteve em primeiro lugar para o grupo.
— Duas semanas antes do primeiro decreto estadual, nos reunimos e decidimos quais diretrizes tomar para evitar a contaminação entre nossos funcionários e, consequentemente, manter nossas atividades em plenitude. Depois dessas primeiras análises foram afastados 74 funcionários que são do grupo de risco e aproximadamente mais 40 profissionais com sintomas gripais ou resfriados — garante Marcos.
Continua depois da publicidade
Preocupação com a saúde dos trabalhadores
Mais do que garantir que a coleta de resíduos tenha continuidade durante o período da pandemia, o mais importante é assegurar a saúde e a segurança daqueles que fazem este trabalho dia a dia nas ruas. Por isso, a adoção de medidas rigorosas foi essencial para que houvesse a continuidade das atividades.
— Antes do decreto algumas medidas já haviam sido tomadas, como a disponibilização de álcool 70%, água e sabão em todos os caminhões e em diversos pontos da empresa. Porém, com novas restrições, outras medidas foram adotadas e fizeram efeito na garantia da saúde dos colaboradores. Os caminhões, por exemplo, continuam sendo lavados duas vezes ao dia e agora com o diferencial da higienização interna com hipoclorito de sódio. As equipes também estão saindo de forma dispersa com o objetivo de evitar aglomerações no pátio ou no local de batida de ponto — explica o engenheiro de segurança.
Os funcionários do escritório, oficina e outros setores tiveram uma redução da jornada de trabalho para seis horas, evitando assim, o uso do refeitório. Em alguns casos, também está sendo aplicado o regime de home office.
— Além disso, o uso de máscaras agora é obrigatório por todos os funcionários, independente da função e, em dias de chuva, a coleta de lixo é suspensa e retomada normalmente quando o tempo melhorar. Os funcionários que apresentam sintomas de gripe ou são do grupo de risco estão sendo liberados, em forma de férias ou atestados e promovemos a campanha de vacinação da gripe. Também foram realizados treinamentos e disponibilizado por meios digitais e folders todas as orientações que devem ser seguidas, tanto dentro da empresa como ao chegar em casa — enaltece Santana.
Continua depois da publicidade
*
ENQUETE
O novo coronavírus mudou a rotina de milhares de pessoas no Brasil e no mundo. E as empresas não ficaram de fora dessa. Em meio a esse cenário, queremos saber: qual a marca catarinense mais lembrada por você durante a pandemia de Covid-19?
Responda abaixo:
