Um grupo foi preso em Santa Catarina na sexta-feira (27) acusado de sequestrar caminhoneiros após aplicar o golpe do falso frete. Conforme a Polícia Civil, cinco homens teriam praticado 12 sequestros em SC e também no Rio Grande do Sul.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Os presos são naturais do Mato Grosso do Sul. Quatro deles foram encontrados pela polícia em uma pousada em Itapema, no Litoral Norte. Com eles foi achado um revólver, que segundo a investigação, era usado nos sequestros. O quinto integrante foi localizado no bairro Canasvieiras, em Florianópolis.

Eles têm entre 24 e 34 anos e possuem antecedentes no Mato Grosso do Sul por crimes de roubo, homicídio, estelionato e receptação. Com a nova prisão, o grupo foi indiciado por sequestro, roubo, porte ilegal de arma, organização criminosa e por expor as vidas dos reféns a perigo.

Caminhoneiros eram dopados

Conforme a Polícia Civil, o grupo atraia os caminhoneiros com anúncios falsos de fretes em nomes de empresas conhecidas. Eles ofereciam valores altos para o pagamento.

Continua depois da publicidade

O sequestro geralmente ocorria no momento em que os caminhoneiros chegavam ao local combinado para a retirada do produto. As vítimas acabavam rendidas e eram mantidas em cativeiro por até três dias.

Enquanto isso, os caminhões roubados eram levados para a região de fronteira com o Paraguai.

As vítimas, segundo a polícia, eram forçadas a ingerir drogas do tipo “boa noite cinderela”. Os criminosos também obrigavam os reféns a falarem que estavam bem para familiares.

A polícia acredita que o grupo é responsável por três sequestros no final do mês de março em Itapema, por outros três em São Francisco do Sul, no início do mês de abril, e mais dois crimes na cidade de Tramandaí/RS, neste mês de maio.

O sequestro mais recente ocorreu na quarta-feira (25), em Florianópolis. Quatro caminhoneiros foram sequestrados na região da rodovia SC-401, no bairro Saco Grande. O grupo acabou liberado na madrugada de sexta.

Continua depois da publicidade

Leia também 

Medo e ajuda de igreja: caminhoneiro de SC descreve a agonia e a volta para casa após sequestro

Caminhoneiro é rendido e sequestrado em Sombrio, no Sul de SC