Sete envolvidos na morte cruel de Marcelo dos Santos, de 53 anos, em Blumenau, foram condenados a mais de 75 anos de prisão. O crime aconteceu no final de 2022, quando o homem foi espancado até a morte no interior de um apartamento do bairro Passo Manso por ter descumprido “mandamentos” da organização criminosa local.
Continua depois da publicidade
Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí
As decisões foram divulgadas nesta quinta-feira (25), contou a Polícia Civil. O grupo foi condenado por organização criminosa, lesão corporal com resultado morte e corrupção de menores, já que um deles era menor de idade à época. Em dezembro de 2022, depois de ser “covardemente agredido”, conforme relato da Polícia Civil, Marcelo chegou ao imóvel dele totalmente debilitado.
Familiares o levaram ao hospital, mas a vítima não resistiu. Ele foi espancado na região conhecida como Brooklin por não ter seguido as regras da facção que comanda o local, descobriu a polícia durante as investigações.
Há um ano, a maioria dos suspeitos foi presa (e um apreendido, no caso do adolescente). A operação, batizada de Ignavos, revelou que dois mandaram espancar o morador e os demais fizeram o trabalho “sujo”, impediram que o homem fugisse e um fez a limpeza no apartamento para ocultar o sangue. Todos integravam uma organização criminosa que atua em Santa Catarina no tráfico de drogas e diversos outros crimes contra a vida.
Continua depois da publicidade
Juntas, as penas somam 76 anos de reclusão. Por ser decisão em primeira instância, cabe recurso.
Leia também
Com 121 mortes, dengue em 2024 já matou mais do que em todo o ano de 2023 em SC