Os ciclistas da região de Joinville pedalaram neste domingo por um motivo diferente do habitual. O grupo se reuniu em frente ao Garten Shopping, por volta das 15h30, para pedir mais segurança nas estradas, encontrar mais ciclistas pelo caminho e seguir até Garuva, onde o colega deles, Emerson Camargo, 45 anos, está sendo velado. Ele morreu atropelado por um veículo durante a manhã.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de Joinville e região
Emerson havia saído de casa para realizar o trajeto na Estrada Dona Francisca. Segundo o amigo Jean Barthelemy, 39 anos, tinha o costume de pedalar bem cedo, para voltar e aproveitar o restante do dia ao lado da família.
– Estava de bem com a vida, tinha recém-casado este ano, era uma pessoa exemplar – , lembra o amigo.
Emerson andava pelo acostamento na SC-418, próximo à primeira lombada eletrônica que dá acesso à Estrada Mildau, quando foi atingido por um Chevrolet Kadett cinza, que seguia em direção à Serra. O acidente ocorreu por volta das 8h30.
Continua depois da publicidade
De acordo com informações da Polícia Militar Rodoviária de Joinville (PMRv), o veículo saiu da pista e atingiu o ciclista. O Samu e os Bombeiros Voluntários atenderam a ocorrência e Emerson chegou a ser levado para o Hospital São José, mas não resistiu aos ferimentos.
O motorista foi identificado como Gilson Feliciano, 26 anos. Ainda de acordo com a PMRv, o homem não passou no teste do bafômetro. Ele foi preso em flagrante por embriaguez ao volante.
O ciclista, que trabalhava em uma empresa de computação, era bastante conhecido entre os grupos de pedal de Joinville. Maratonista desde agosto do ano passado, era entusiasta do esporte.
– Sempre incentivava a família a participar. Onde ele ia nas corridas, a família sempre estava presente -, diz Jean.
Continua depois da publicidade
Entre os ciclistas, fica a sensação de insegurança.
– Quantas vezes fiz esse mesmo pedal. A gente não pode achar que deve parar de pedalar, mas precisamos de mais segurança.
O corpo de Emerson deve chegar na capela mortuária de Garuva por volta das 19 horas, onde será velado. Ele será enterrado no cemitério da cidade.
Ciclistas foram se encontrando pelo caminho até Garuva, onde ocorre o velório de Emerson Camargo. Foto: Marcelo Lemos/Arquivo Pessoal