Vários setores e atividades tiveram sua rotina alterada após o início da quarentena instituída pela pandemia do Covid-19, especialmente estabelecimentos que lidam com grandes públicos ou espaços fechados. Os trabalhadores mais impactados desse segmento foram aqueles que trabalham em bares e eventos, perdendo, em muitos casos, sua única fonte de renda.

Continua depois da publicidade

Para fortalecer essa rede, Whatafunk? Produções, ARVO Festival, o Araçá, Balaclava Studio, Guerrilha Produtora, Casa de Noca e os produtores freelancers Bárbara Manchini, Júlio André, Gisele Moro, Gustavo Monteiro e Joice Taú se uniram para criar o MOTIN – Movimento Organizado dos Trabalhadores Indispensáveis da Noite – um grupo que pretende movimentar uma rede solidária e construir ações de arrecadação para auxiliar essas pessoas que são essenciais para tornar os eventos culturais possíveis. A iniciativa acredita que é preciso reconhecer o valor e a necessidade gerados pelos encontros que festas, shows e espetáculos promoviam, e auxiliar os trabalhadores que dependem dessas ações.

O projeto iniciou com a arrecadação de doações dentro de duas plataformas de crowdfunding (financiamento coletivo online), Abacashi e PicPay, com a meta inicial de arrecadar R$ 50 mil para os 100 primeiros profissionais de diversas áreas que se inscrevem, conectando diversos atores sociais, como instituições públicas, agentes culturais, artistas, trabalhadores, donos de bares, fornecedores, patrocinadores e público em geral. A ação ocorre em prol de repensar as relações econômicas, descentralizar as oportunidades e desenvolver a economia solidária necessária para a superação deste momento.

Para os profissionais receberam a ajuda do MOTIN é preciso ter trabalhado em eventos nos últimos dois anos, ser maior de 18 anos, residir em Florianópolis, estar sem fonte de renda no momento e não ser beneficiado por outra campanha paralela.

Conforme a expansão do movimento, se espera abrir o cadastro para mais trabalhadores, até que seja possível retomar as atividades culturais em segurança. O formulário de cadastro está disponibilizado nas redes sociais do projeto, onde também é possível entrar em contato para realizar a doação de alimentos. Também está disponível um formulário para se inscrever como beneficiado.

Continua depois da publicidade

Acesse o canal Juntos Por Santa ​Catarina e veja iniciativas inspiradoras de quem vem enfrentando a crise da Covid-19.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​