Um grupo de 30 bombeiros voluntários de Araquari, no Norte de Santa Catarina, se desligou após apontar irregularidades e descontentamento com a gestão da atual diretoria da instituição. A direção, entretanto, negou a situação e afirma que o serviço será normalizado nesta sexta-feira (1º). Até então, o atendimento de emergência está sendo feito pelo Corpo de Bombeiros Militar.
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Em um manifesto, os bombeiros voluntários citam que as equipes estão sem material de assepsia, falta de recursos básicos, como fichas; atraso nos pagamentos, no qual seis deles são remunerados; falta de manutenção adequada nas ambulâncias; falta de transparência nas finanças; e permissão para que pessoas com histórico de negligências continuem trabalhando.
De acordo com os voluntários, o “estopim” foi na última quarta-feira (28), quando o comandante Charles Constantino teria sido desligado da unidade após solicitar à diretoria transparência e prestação de contas.
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No documento, o grupo crítico à direção diz que o desligamento de 30 voluntários é uma forma de mostrar a insatisfação.
— Não é uma decisão tomada de ânimo leve, mas um ato de protesto contra uma gestão que, acreditamos, falhou com a comunidade de Araquari e com os princípios que norteiam o serviço voluntário de bombeiros — diz o material.
O manifesto ainda ressalta que o grupo quer uma intervenção com auditoria completa e transparente nas costas e na gestão do Corpo de Bombeiros Voluntários de Araquari. Nesta sexta-feira, uma reunião deve acontecer entre o grupo que pediu desligamento e a atual direção.
O que diz a diretoria dos bombeiros voluntários de Araquari
Procurada pela reportagem do AN, a direção do Corpo de Bombeiros Voluntários de Araquari classificou as acusações como “inverídicas” e que o serviço passará a ser feito por equipes especializadas e aptas para o serviço a partir de sexta-feira.
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Além disso, a direção afirma que um ofício sobre prestação de contas foi enviado no dia 19 de Janeiro, convocando toda a corporação, mas, por motivos desconhecidos, a informação não chegou até os voluntários. Além disso, a diretoria cita um erro no diálogo com a equipe.
— Erramos em centralizar a nossa comunicação em uma única pessoa, estamos revisando o protocolo de repasse de informações. Ainda estamos aguardando, por exemplo, a devolução das senhas de acesso aos perfis das redes sociais da corporação — cita a nota.
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