É só os fogos de artifício explodirem no céu de São Bento do Sul na quarta-feira à noite, que todo mundo já sabe: é hora da banda Treml começar a tocar. Tem sido assim há quase 80 anos e deve continuar por muito tempo, se depender de seus músicos e dos moradores de São Bento, que vão para a praça Getúlio Vargas assistir a retreta nas noites de verão. Na quarta-feira, 16 de maio, às 20h30, mesmo com o frio de outono, 25 músicos voltam a subir no coreto para tocar, abrindo os festejos pelo centenário da banda Treml: em 1º de maio de 2013, o grupo musical vai comemorar cem anos de fundação.

Continua depois da publicidade

Para comemorar o centenário, a banda está planejando diversas ações de aniversário. Um livro contando a história da banda e sua participação no contexto histórico da cidade está sendo produzido, e os nove discos (sim, são vinis mesmo) lançados pela banda entre 1961 e 1992 estão sendo remasterizados, para serem relançados com o patrocínio do Sistema Municipal de Desenvolvimento em Cultura (Simdec), da Fundação Cultural de São Bento do Sul.

Um novo álbum também está no planejamento, produzido apenas com canções de músicos locais. E, em novembro, uma banda da Alemanha estará em São Bento do Sul para tocar com a Treml no Encontro Estadual de Bandas.

Uma banda completar cem anos pode parecer estranho para quem não está acostumado a encontrar grupos tão antigos, mas é normal para os alemães e seus descendentes, mesmo que estes tenham imigrado para o Brasil.

Continua depois da publicidade

– Não é comum, no Brasil, que corporações existam durante tantos anos, ainda mais um órgão independente como a banda Treml. Mas, na Alemanha, há bandas com mais de 150 anos em atividade – avalia o representante comercial Luis Francisco Kamienski, 47 anos, 33 deles dedicados à banda.

Francisco entrou seguindo os passos do pai, que passou 41 anos tocando no grupo. Era assim que boa parte dos integrantes entravam, renovando a formação da banda criada pelo alfaiate João Treml em maio de 1913. Hoje, a principal “fornecedora” de músicos é a Escola de Música Donaldo Ritzmann.

Serviço

O QUÊ: retreta com a Banda Treml.

QUANDO: quarta-feira, às 20h30.

ONDE: praça Getúlio Vargas, na rua Barão do Rio Branco, Centro, São Bento do Sul.

QUANTO: gratuito.

Interatividade

Os pais de Francisco Kamienski se conheceram em uma retreta, se casaram e, em 2011, completaram Bodas de Ouro. Se você também conheceu sua “alma gêmea” na retreta ou viveu uma história legal numa destas noites, conte no blog do Anexo.

Continua depois da publicidade