Uma ação para marcar o Dia Internacional da Mulher chamou a atenção nas ruas de Blumenau nesta terça-feira. Monumentos históricos receberam saias, flores e placas questionando “Como Blumenau homenageia suas mulheres?” e dizendo que “As mulheres também constroem nossa sociedade!”.

Continua depois da publicidade

A intervenção é obra das mulheres do movimento 100em1dia Blumenau justamente para questionar a forma como a cidade enxerga suas mulheres e as colaborações delas para o desenvolvimento. No total, oito monumentos sofreram a intervenção do grupo: Monumento dos Imigrantes, em frente ao Museu da Cerveja; Dr. Blumenau, em frente ao mausoléu; na Praça da Fonte; Teatro Carlos Gomes; praça Fritz Muller; Praça do Estudante; ao lado da prefeitura e na esquina do Museu de Hábitos e Costumes.

– Nosso objetivo era utilizar intervenções urbanas para convidar às pessoas a refletirem sobre uma situação tão natural na cidade. Reparamos que de todos os monumentos que conhecíamos apenas um homenageava uma mulher. A maioria das praças, escolas, postos de saúde e inclusive ruas que homenageiam pessoas são homens. Pontes levam apenas nomes masculinos – explica a co-organizadora da intervenção, Tatiana Pereira de Araújo.

Para reforçar a ação o grupo também pesquisou a identidade de monumentos e espaços públicos e constatou que a maioria também homenageia apenas homens:

Estratégias de Saúde da Família

Continua depois da publicidade

– 9 mulheres homenageadas

– 42 homens homenageados

Ambulatórios gerais

– De sete, apenas dois levam o nome de mulheres

Centros de Educação Infantil homenageiam:

– 42 homens

– 35 mulheres

Escolas municipais homenageiam:

– 37 homens

– 15 mulheres

Praças homenageiam:

– 52 homens

– 7 homens

– Das sete principais pontes, nenhuma leva o nome de uma mulher

– Dos 14 monumentos históricos, apenas um homenageia uma mulher

82% das ruas têm nomes de homens

A ação do 100em1dia faz parte do Circuito Mulheres Mobilizadas, que tem como objetivo reunir mulheres para discutir sobre os direitos delas na cidade e o empoderamento feminino em diversos eventos. Entre os dias 8 e 13 ocorrem palestras, workshops, intervenções urbanas e outras ações em vários pontos da cidade. A programação completa está na página www.mulheresmobilizadas.minhablumenau.org.br