O Grupo Flexível, de Jaraguá do Sul, lançou seu primeiro Relatório de Sustentabilidade durante a Feira e Congresso Internacionais de Materiais Avançados (FEIPLAR & FEIPUR). O documento destaca o compromisso da empresa com a responsabilidade socioambiental.
Continua depois da publicidade
O Relatório abrange as atividades de 2022 e 2023 e foi elaborado conforme as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), além de estar alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Nele, o Grupo Flexível apresenta os resultados obtidos em ESG (Ambiental, Social e Governança), consolidando seu compromisso com práticas sustentáveis.
Atuando há mais de 25 anos na indústria química, o Grupo Flexível vem traçando uma trajetória consistente, impulsionada por inovações e crescimento sustentável, e segue consolidando sua posição de destaque no mercado de poliuretano no Brasil e na América do Sul.
— Sabemos que o compromisso das empresas com a sustentabilidade é fundamental para não comprometer a qualidade de vida das pessoas em nosso planeta, afirma Christiano Junkes, presidente do Grupo Flexível.
Continua depois da publicidade
O compromisso da empresa com a sustentabilidade e a inovação não só reforça sua reputação como uma empresa responsável, mas também cria novas oportunidades de expansão em um setor que está em constante transformação.
Impactos positivos das ações de sustentabilidade
O Grupo Flexível desenvolveu sua estratégia ESG com foco na descarbonização, eficiência operacional e economia circular. O uso de fontes renováveis tornou-se uma das principais metas da empresa, que adotou medidas significativas para reduzir sua pegada de carbono.
O desenvolvimento de um poliol de fontes renováveis, atrelado a um sistema do Grupo Flexível, é um dos maiores destaques. De acordo com um relatório de consultoria externa, o uso do material pode reduzir em até 90% a emissão de gases de efeito estufa (GEE).
Para alcançar esse resultado, a empresa investiu em pesquisa, testes laboratoriais e novos processos, além de realizar testes-piloto com clientes e validação internacional.
Continua depois da publicidade
— A sustentabilidade sempre esteve presente na eficiência operacional da organização”, explica Junkes.
No Relatório de Sustentabilidade, Junkes destaca a adoção do gás HFO em substituição ao HCFC na produção de espuma de poliuretano, o que, embora não tenha sido a opção mais barata, foi a mais sustentável, pois o HFO não gera emissões nem é inflamável.
Além disso, o Grupo Flexível investiu na instalação de placas fotovoltaicas em sua matriz, em 2020. Em 2023, a economia gerada foi de R$ 275,3 mil, com a redução de 47,39 toneladas de CO₂ emitidas, o que corresponde à preservação de 192 árvores.
Redução de resíduos e reuso de embalagens
Outro resultado significativo obtido pelo Grupo Flexível, apontado no Relatório, foi a redução de 55% no volume de resíduos sólidos enviados para aterros, passando de 99,09 toneladas, em 2022, para 44,89 toneladas, em 2023.
Continua depois da publicidade
O reuso de embalagens também contribuiu para a eficiência do ciclo de vida dos produtos, com mais de 45% das embalagens utilizadas sendo recicladas. Essas práticas diminuem o impacto ambiental e reduzem o envio de resíduos para aterros, alinhando-se ao objetivo de economia circular da empresa.
A empresa adota, ainda, medidas para gerir a água usada em suas operações. Toda a água utilizada é fornecida pelas companhias de abastecimento, e sistemas de contenção são empregados para evitar vazamentos de produtos químicos. E a matriz possui um sistema de captação de água da chuva, utilizada no reservatório destinado ao combate a incêndios.
Criação da Área de Inovação e Sustentabilidade fortaleceu o marca entre seus colaboradores
A criação da Área de Inovação e Sustentabilidade e a formação do Comitê de Sustentabilidade, com representantes de várias áreas da empresa foi fundamental para direcionar ações que vêm fortalecendo a responsabilidade socioambiental do Grupo Flexível.
Hoje, quase 75% dos colaboradores percebem práticas sustentáveis e de responsabilidade social na empresa, e 91% afirmam ter orgulho de trabalhar em uma empresa que valoriza sustentabilidade e responsabilidade social.
Continua depois da publicidade
Compromisso com um futuro sustentável
Christiano Junkes enfatiza que a empresa está focada em contribuir para a criação de um mundo mais sustentável.
— Temos convicção de que é preciso construir um mundo mais sustentável, saudável e com bem-estar social, e queremos ser parte desse processo. Estamos preparando o Grupo Flexível para esse novo modelo de negócios”, afirma.
Essas ações visam fortalecer o compromisso social e corporativo do Grupo Flexível e promover práticas que protejam o meio ambiente. O Relatório de Sustentabilidade recém-lançado reflete a dedicação da empresa a um futuro mais ético, sustentável e inovador, com iniciativas que contribuem tanto para a preservação ambiental quanto para a competitividade no mercado de poliuretano.