As Forças Democráticas Sírias (FDS), com o apoio dos Estados Unidos, controlam 90% da cidade síria de Raqa, informou a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
Continua depois da publicidade
“Graças aos ataques aéreos intensivos da coalizão liderada pelos Estados Unidos, o EI se retirou em 48 horas de pelo menos cinco bairros. As Forças Democráticas Sírias (FDS) controlam 90% da cidade”, disse à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.
De acordo com ele, os extremistas do grupo Estado Islâmico (EI) “perderam todos os bairros no norte de Raqa (…) e estão confinados no centro da cidade”.
O diretor do OSDH ressaltou, no entanto, que o avanço das FDS nos 10% restantes da cidade pode ser complicado pela quantidade de minas colocadas pelos jihadistas nos bairros de Raqa.
Continua depois da publicidade
As FDS entraram no início de junho em Raqa e estão mais perto do que nunca de tomar a cidade do norte da Síria, que era a “capital” de fato do grupo extremista neste país em guerra.
A coalizão internacional fornece apoio aéreo às FDS, que iniciaram uma grande ofensiva em novembro para expulsar o EI da cidade que o grupo controlava desde 2014.
* AFP