Um grupo de 10 turistas, incluindo crianças, precisou ser resgatado por uma equipe dos bombeiros em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, após ter ficado ilhado em uma cachoeira. O socorro foi acionado às 20h deste domingo (15) e atravessou a madrugada, sendo encerrado só 13 horas depois.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias de Florianópolis no WhatsApp
As vítimas da ocorrência passeavam na cachoeira do Salto do Rio Vermelho, na comunidade da Vargem do Braço, quando uma cabeça d’água deixou elas ilhadas no local. O fenômeno envolve o aumento rápido e repentino do nível da água devido a chuvas na cabeceira ou áreas mais altas da cachoeira.
O grupo resgatado é do Acre. Entre as pessoas, havia uma criança de 6 anos e três adolescentes, de 14, 16 e 17 anos. O restante é de adultos, segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CMBSC).
Logo após ter sido acionada, a equipe do CBMSC conseguiu resgatar cinco dos turistas. Já a localização dos outros cinco só foi alcançada por volta da meia-noite desta segunda (16), após os bombeiros terem percorrido uma trilha por uma hora, com três quedas de água no caminho.
Continua depois da publicidade
Mesmo após localizadas, no entanto, as vítimas precisaram aguardar até o amanhecer para serem resgatadas, já que estavam na outra margem e teriam de atravessar o rio, que tinha a correnteza forte e o nível da água dois metros acima do normal na ocasião. Ao longo do período de espera, os bombeiros permaneceram na mata para monitorar as condições de segurança e o estado de saúde dos turistas.
O resgate foi, enfim, finalizado às 9h desta segunda. Todas as vítimas foram socorridas com vida e sem ferimentos, de acordo com os bombeiros. A operação foi coordenada pelo 1º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Florianópolis, com apoio do 10º Batalhão de Bombeiros Militar, de São José.
Leia mais
VÍDEO: carro quebra parede, cai de prédio e atinge mulher em SC
Pintor cai de prédio de 13 metros durante trabalho e morre em SC