O grupo espanhol de materiais para bancadas de cozinha e banho Cosentino inaugura nesta quinta, dia 13, uma unidade no Estado. Com investimento de R$ 2,5 milhões, o Cosentino Center Santa Catarina, em São José, tem 2,2 mil metros quadrados e foi planejado para alavancar as vendas do grupo no Sul.

Continua depois da publicidade

O centro é o terceiro da marca no país. A empresa é uma multinacional presente em mais de 70 países, que produz materiais de pedras naturais para bancadas de cozinhas, banheiros e hospitais. O diretor do grupo na América Latina, Sidiclei Mathielo, explica que a crise na Europa levou a empresa a buscar novos mercados, entre eles o Brasil. O país, inclusive, é o que mais cresce entre todos em que a Cosentino atua.

A escolha de SC, afirma Mathielo, é estratégica para dobrar as vendas na região Sul. A expectativa da empresa é de que o novo espaço alavanque o resultado nos três estados para R$ 8 milhões neste ano. Ele elogia o mercado consumidor do Estado, segundo ele sofisticado, com gosto por produtos bonitos e diferentes. Em São José, vão estar à venda mármores importados da Europa e granitos brasileiros em até 200 opções de cores. Os materiais-vitrine são o Silistone, com 90% de quartzo; e o Eco, que tem 75% de material reciclado, como vidro, espelho, cinzas de metais, além das pedras naturais.

Mathielo explica que o Center Santa Catarina é dedicado aos profissionais de arquitetura e decoração, mas que qualquer pessoa também pode ir às compras na unidade, basta estar acompanhada de um marmorista. O espaço tem, ainda, um auditório para 50 pessoas, em que arquitetos podem acompanhar aulas sobre os produtos.

Continua depois da publicidade

Para o presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura no Estado, Ricardo Fonseca, a chegada do grupo a SC irá irradiar qualificação no segmento.

Fonseca acrescenta que a empresa não poderia ter chegado em melhor hora. Ele diz que o segmento de arquitetura e decoração vem crescendo desde 2008 em SC. E em setembro é quando as construtoras começam a entregar os empreendimentos para os arquitetos começarem a trabalhar nos interiores. Fonseca atribui o aquecimento da arquitetura ao maior acesso a financiamentos.

O setor acompanha o ritmo da construção civil. De acordo com Hélio Bairros, presidente do Sindicato da Indústria da Construção da Grande Florianópolis, o setor cresce a uma faixa de 15% a 20%, na região, desde 2007.

Continua depois da publicidade

Entrevista

Sidiclei Mathielo, diretor do Grupo Cosentino na América Latina

“O Brasil é o mercado do momento”

O diretor brasileiro do Grupo Cosentino na América Latina, Sidiclei Mathielo, estará hoje em São José para inaugurar o Cosentino Center Santa Catarina. Abaixo, ele fala

sobre as expectativas da empresa para o Estado.

Diário Catarinense – Por que o grupo decidiu investir em SC?

Sidiclei Mathielo – Devo lembrar que não estamos chegando no Estado só agora. Já estávamos aqui, mas não como Center, apenas fazíamos a distribuição dos produtos através de um vendedor e de um promotor. O investimento mais forte em SC é parte da nossa expansão no Brasil. Além dos Centers de Vitória, Goiânia e São José, vamos abrir outros três em outros estados neste ano. Com a crise na Europa, o grupo ficou de olho principalmente no Brasil e nos Estados Unidos. E Santa Catarina ocupa uma posição estratégica na região Sul. Pode atender os mercados do Paraná e Rio Grande do Sul e receber as mercadorias direto da Espanha nos seus portos. O Estado, também, sempre foi um mercado consumidor importante, com clientes que gostam de coisas novas, bonitas e diferentes.

DC – Qual a projeção de crescimento do Cosentino Center Santa Catarina para este ano e para 2013?

Continua depois da publicidade

Mathielo – No ano passado, vendemos cerca de R$ 4 milhões na região Sul. Com a presença do Center SC, a ideia é dobrar as vendas, chegando a R$ 8 milhões neste ano. Em 2013, o grupo estará mais consolidado e a expectativa é de que as vendas cresçam de 40% a 60% no Sul.

DC – Como o senhor vê o atual mercado brasileiro em comparação com o dos países europeus?

Mathielo – Temos visto muitas pessoas saindo da Europa e vindo para cá para abrirem suas empresas. O Brasil é o mercado do momento, com um consumo muito aquecido. Dentro do Brasil, a média de crescimento da Cosentino é de 40%. E a intenção do grupo é crescer ainda mais por aqui. Esperamos fechar o ano com um crescimento na faixa de 40% a 60%. Já a empresa como um todo, em todos os países, vai terminar 2012 com 10% de crescimento. É por isso que estamos investindo em outros mercados. Este ano vamos estar também na Austrália e na Ásia. No grupo, temos, de um lado, as empresas que crescem muito, como no Brasil, e as que não crescem nada, que é o caso da Europa.

Serviço

Cosentino Center Santa Catarina

Local: SC 407, km 0, 300, Picadas do Sul, São José