O Grupo Elian, indústria têxtil localizada em Jaraguá do Sul (SC), implementou diversas medidas que estão auxiliando diariamente seus mais de 750 colaboradores através da campanha “Juntos vamos superar”. Além das doações de roupas, que são fabricadas na própria empresa, e de cestas básicas, recentemente começou a ser oferecido gratuitamente o serviço de apoio psicológico on-line e a mesa de doação de alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza, e de itens de Inverno, como agasalhos, cobertores, entre outros.
Continua depois da publicidade
O apoio psicológico é feito totalmente a distância, por meio de ligação telefônica, WhatsApp ou chamada de vídeo. Basta o colaborador agendar uma data e horário através dos canais internos da empresa.
Já para a mesa de doação, a proposta é: se precisar, pegue. Se puder, doe. No espaço, que está disponível em todas as unidades do Grupo Elian, os colaboradores têm a liberdade de doar ou retirar alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal e itens de Inverno. Não há controle de entrada e saída.
O gerente de Recursos Humanos do Grupo Elian, Eduardo Kayser, explica que desde o início da pandemia a empresa está reforçando os cuidados e a prevenção, buscando novas formas de auxiliar seus colaboradores nesse período tão delicado, seja na saúde física, mental ou financeira.
— O apoio psicológico on-line vem para dar apoio aos colaboradores que precisam falar sobre suas emoções, dificuldades e desafios que estão enfrentando. A mesa de doações é uma forma de cada um poder ajudar quem precisa. Quem consegue doa, quem não consegue, pega o que precisa. É um sistema prático para atender as necessidades diárias. É muito bom ver a corrente do bem se formando e todos ajudando. Cada ação que fazemos é pensada e executada de coração — complementa.
Continua depois da publicidade
Outras medidas já adotadas na empresa também oferecem melhoria no prêmio assiduidade e renegociação de descontos em folha.
— O líder tem um papel fundamental e está próximo do time para identificar os colaboradores que estão precisando de auxílio neste momento. Após, ele repassa a solicitação para os responsáveis — afirma Kayser.