Um grupo de cambistas que revendia ingressos para o show das cantoras Maiara e Maraisa, em Itajaí, acabou desmascarado pela Polícia Civil e Guarda Municipal na noite desta quarta-feira (3), na Praia Brava. Ao menos 11 pessoas foram presas em flagrante por associação criminosa, cambismo e comércio de cigarros eletrônicos, que também é considerado crime no Brasil. As penas das práticas variam de seis meses a cinco anos de detenção.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Itajaí e região por WhatsApp
Tudo ocorreu durante uma fiscalização dos agentes em casas noturnas para tentar coibir esse tipo de crime que já é comum na região, segundo a GMI. Em uma delas, acontecia a apresentação da dupla sertaneja.
Ao avistar o grupo de cambistas, a Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) e do Setor de Jogos e Diversões de Itajaí, prendeu 11 integrantes por associação criminosa — com pena de um a três anos — e crime contra a economia popular — que pode resultar em seis meses a dois anos de detenção e multa. Ainda foram apreendidos ingressos, máquinas de cartão e dinheiro.
No mesmo dia, ainda durante a tarde, a operação já havia identificado, na mesma região da Praia Brava, dois homens que comercializavam cigarros eletrônicos em frente a um bar. Eles foram autuados em flagrante por crime contra as relações de consumo.
Continua depois da publicidade

À noite, junto com o grupo de cambistas, mais uma pessoa acabou presa pela mesma prática. Vale lembrar que cigarros eletrônicos são produtos proibidos pela Anvisa desde 2009 por serem nocivos à saúde e, por isso, a venda é considerada um crime.
No total, 14 presos foram encaminhados ao sistema penitenciário, onde permanecem à disposição da Justiça.
Ainda segundo a Guarda Municipal, a ação faz parte de um cronograma de operações conjuntas entre GM e polícias Civil e Militar, que estão sendo deflagradas durante o verão para evitar esses tipos de práticas.
*Sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também
Picada de jararaca deixa pastor de SC em estado grave no hospital: “Só um milagre”
Caminhão carregado tomba na BR-470 e ciclista escapa da morte por um triz