A curta turnê brasileira do grupo Fado ao Centro, de Coimbra, Portugal, passa por Joinville nesta sexta-feira. O espetáculo que circula pelo mundo é uma versão ampliada da apresentação que os músicos realizaram no ano passado no Shopping Mueller, também na cidade. Desta vez, o retorno é patrocinado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com produção de Albertina Tuma.

Continua depois da publicidade

– Vamos apresentar concertos românticos do imaginário de Coimbra, música portuguesa e algumas surpresas – garante o cantor fadista João Farinha, que vem acompanhado de Luís Barroso na guitarra portuguesa e de Miguel Luis na guitarra clássica.

Apesar de pincelar outros estilos, é o fado típico de Coimbra que domina o repertório, com canções cheias de romantismo.

– O fado de Coimbra é mais lírico do que o de Lisboa. Há quem diga que foram os estudantes vindos do Brasil que influenciaram o estilo – conta Farinha.

Continua depois da publicidade

Mantendo a tradição, segundo a qual só é permitido a homens vestidos de preto executarem as canções, o Fado ao Centro se apresenta no Teatro Juarez Machado. O grupo faz parte de um centro cultural que reúne atividades ligadas à música lusitana e oferece concertos diários na cidade universitária portuguesa.

A turnê pelo Brasil incluiu São Paulo, Recife, Rio de Janeiro e, depois de Joinville, os músicos seguem para o encerramento em Porto Alegre. Em novembro, após o lançamento do novo disco, os portugueses partem para Alemanha e Holanda.

O quê: espetáculo do grupo Fado ao Centro

Quando: sexta-feira, às 20h30

Onde: Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos Cau Hansen (Av. José Vieira, 315, América, Joinville)

Continua depois da publicidade

Quanto: R$ 70 e R$ 35 (meia), à venda no site www.ticketcenter.com.br