Uma moradora do bairro Bom Abrigo, região continental de Florianópolis, registrou uma imagem linda de um grupo de pássaros na Praia das Palmeiras nesta quarta-feira (18). Conforme o professor de biologia da UFSC, Renato Freitas, as aves são da espécie Biguá.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
— Esses pássaros chegaram ontem numa nuvem gigantesca e ficaram aqui até hoje. É a coisa mais linda, parece um balé! Moro aqui há sete anos e nunca tinha visto — relata a moradora Maiza Sandreschi.
Veja o vídeo:
Apesar de serem muitas vezes confundidos com patos, por conta das suas patas, os biguás são aves aquáticas que se alimentam principalmente de peixes, mas também podem comer moluscos, crustáceos, insetos e anfíbios. A espécie aparece com frequência no litoral catarinense.
— Esses bichos caçam mergulhando. Eles costumam ficar parados na água descansando, de repente mergulham para pegar um peixe e saem lá na frente — explica o biólogo Renato Freitas.
Continua depois da publicidade
> Fósseis com 295 milhões de anos são encontrados em SC
Os biguás podem fazer grandes migrações de mais de 1 mil quilômetros de distância. Em suas migrações diárias entre áreas de descanso e de alimentação, os pássaros adotam uma formação em V, alternando a ave-batedora que vai na frente. Dessa forma conseguem quebrar a resistência do vento sem causar cansaço excessivo aos indivíduos.
Leia também:
“Mudanças climáticas já estão a pleno vapor”, afirma pesquisador da UFSC sobre frio extremo em SC
Gato-maracajá é resgatado após invadir propriedade e matar galinhas em Schroeder; veja vídeo
Lauro Bacca: Gangues de caçadores assassinos em SC devem ser punidas com rigor pela Justiça