Um dos fenômenos astronômicos mais bonitos e esperados do ano é o Eclipse Total da Lua, que ocorre na madrugada desta terça-feira. Um grupo de observação da Univille vai se reunir na noite desta segunda-feira, a partir das 20h30, para ver o eclipse.

Continua depois da publicidade

O professor de geografia da Univille, Tarcisio Possamai, conta que espera entre 25 e 28 alunos para a observação, que também é aberta ao público.

– A gente tenta verificar os planetas, os anéis, a Lua, que muitos gostam de observar. A ideia é chamar o pessoal para uma reflexão, para mais tarde quem se interessar estudar mais sobre astronomia – disse Tarcisio.

O grupo vai se reunir atrás do estádio da Univille, logo após o restaurante do campus.

Continua depois da publicidade

– A expectativa é muito grande, não só para mim, como para os estudantes. Por meio do telescópio eu consigo fazer com que eles absorvam um pouco de astrofísica (ciência que estuda o universo), astroquímica (estudo de meteoritos) e da astrobiologia, que tenta entender como surgiu a vida- explica.

De acordo com a técnica em meteorologia do Grupo RBS, Bianca Souza, de maneira geral as condições serão boas para os catarinenses que desejam assistir ao espetáculo, já que durante a madrugada o tempo será seco e com poucas nuvens.

Eclipse Total da Lua

A Lua vai entrar na região da sombra feita pela Terra, desaparecendo completamente do céu. O evento poderá ser observado em todo o Brasil, exceto a parte final do espetáculo, quando a Lua reaparecer, pois já terá amanhecido.

Continua depois da publicidade

Durante o fenômeno, que pode durar até quatro horas e ser observado a olho nu, a Lua cheia passa pela sombra da Terra, que bloqueia a luz solar que ilumina o satélite. A Lua poderá ficar com uma coloração avermelhada (na área da penumbra) ou mais escura e cinza (quando a Lua entra na penumbra da Terra).

Curiosidades

– A coloração avermelhada acontece por conta da refração e dispersão da luz do Sol na atmosfera terrestre, que desvia apenas alguns comprimentos de onda. É o mesmo fenômeno que acontece durante o nascer e o pôr do sol;

– Os eclipses solares costumam durar apenas cerca de sete minutos, enquanto que o eclipse lunar pode durar até pouco mais de três horas e mas a fase total dura cerca de 1h;

Continua depois da publicidade

– Os próximos eclipses lunares que poderão ser vistos do Brasil ocorrerão em 27 de setembro de 2015, e em 27 de julho de 2018.