O Grupo de Hiperdia do bairro Schroeder 1, em Schroeder, encerrou o ano nesta quinta em clima de Natal. Cerca de 30 integrantes, na maioria diabéticos e hipertensos, se reuniram no salão da igreja católica da localidade, onde participaram de um amigo secreto, assistiram a uma apresentação de teatro e realizaram atividades físicas, exames de hipertensão e receberam remédios gratuitos.

Continua depois da publicidade

O município conta com 12 grupos do gênero, que se reúnem todos os meses num lugar diferente para realizar o acompanhamento da doença pelas cinco equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Hoje, os 12 grupos de Hiperdia têm 270 participantes. A farmacêutica da ESF, Denise de Souza, diz que o objetivo da iniciativa é facilitar o atendimento aos pacientes e aproximá-los dos profissionais de saúde. Os encontros acontecem uma vez por mês e começam sempre às 8h30, com duração de duas horas. Eles são acompanhados por educador físico, farmacêutico, enfermeira, técnica de enfermagem e agentes comunitárias de saúde.

– Nos encontros eles também assistem a palestras sobre educação e saúde, com dicas importantes para melhorar o dia a dia. Além disso, muitos moram longe do centro e não precisam se deslocar até lá para buscar os remédios do tratamento – comenta a farmacêutica Denise de Souza.

Continua depois da publicidade

Moradora do bairro Schroeder 1, Verônica Soares Gonçalves participou dos encontros do Grupo de Hiperdia apenas duas vezes, mas diz que está satisfeita com a iniciativa. Ela comenta que a atividade incentiva as pessoas a cuidarem da saúde, além de ser uma distração.