Neste sábado, a partir das 9 horas, no Sindicato dos Mecânicos de Joinville e Região, ocorre mais uma reunião do grupo de ex-funcionários da Busscar que quer criar uma cooperativa para retomar a produção da fábrica.

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– O planejamento deste processo, que tem três etapas, deve levar de três a cinco meses. Não podemos afirmar que dará certo. Se percebermos que não é viável, abortaremos. Precisamos tentar -, diz Pedro de Medeiros, que trabalhou na Busscar por 24 anos e é um dos líderes do grupo.

Primeiro, eles buscam trabalhadores dispostos a entrar no projeto. A estimativa é de que sejam necessários cerca de 600 profissionais de diversas áreas para produzir dois ônibus por dia. No primeiro encontro, na última quinta-feira, em torno de 300 pessoas demonstraram interesse na cooperativa.

Depois, será a hora de buscar recursos.

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– Calculamos R$ 40 milhões. Serão captados por meio de incentivos e apoios. Temos referências de diversas entidades brasileiras -, conta Pedro.

O grupo já teve sinalização positiva da Cooperativa dos Trabalhadores na Indústria de Polímeros de Joinville (Unipol), da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Secretaria Nacional de Economia Solidária.

Por fim, precisam da aprovação do juiz, pois o processo de falência está encaminhado e o perito deve terminar as avaliações dos bens para leilão até meados do ano.

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– A venda da Tecnofibras e da Climabuss certamente será concretizada neste ano -, afirma o interventor da Busscar, Rainoldo Uessler.

Para ele, o projeto da cooperativa é extremamente complexo.

– Na teoria, é viável. Mas é preciso analisar o cenário. Os credores também devem aprovar. Se a cooperativa arrendar a fábrica, não haverá venda deste patrimônio -.

Na última quinta-feira, o último recurso possível no Tribual de Justiça de SC para reabrir a Busscar foi negado pelo desembargador Rui Fortes.

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