Preocupação com o meio ambiente e disposição para ajudar foram os motivadores de uma equipe que dedicou parte da tarde deste sábado para cuidar da cidade. Vinte e dois integrantes do Grupo de Escoteiros Dom Pedro 1º, que têm entre 11 e 13 anos, realizaram a limpeza das trilhas do Morro do Finder e a praça da rua Piratuba, no bairro Bom Retiro.
Continua depois da publicidade
Munidos de luvas, sacos de lixo e boa vontade, as equipes recolheram embalagens de comidas, cabos de vassoura, papéis, latinhas de refrigerante, entre outros resíduos, e depois deram o destino um correto para tudo: a lata de lixo.
Leia as últimas notícias de Joinville e região
A ação é parte da programação do 3ª Semana Lixo Zero (SLZ), que segue até 30 de outubro em vários pontos da cidade. Com o tema ‘Vai jogar fora? Onde é fora? Não existe fora!’, são 90 atividades programadas para os dias de evento. A iniciativa surgiu a partir do Instituto Lixo Zero Brasil, organização que incentiva o desenvolvimento da economia circular, na qual os produtos são criados com intuito de se reintegrarem à cadeia produtiva após o fim de seu uso.
No domingo, às 9 horas, será realizado o Passeio Ciclístico Lixo Zero e Rádio Atlântida. A saída será realizada em frente ao Museu de Arte de Joinville. Depois do pedal, haverá apresentação cultural com a banda Dubadulaque (que utiliza instrumentos feitos de materiais reciclados), tenda Bem-Estar do Sesi, Porcina Brechó, Oficina de Compostagem com a Rastro Soluções Sustentáveis, Oficina de miçangas e Garagem solar da ECOA.
Continua depois da publicidade
– Aqui, que é uma região mais urbanizada, até que não encontramos tantas coisas. Mas, durante a manhã, realizamos mutirão na Porta do Mar, no Espinheiros. Lá, juntamos até televisão, pneus e freezer – conta Gustavo Ritzmann, da Rastro Soluções Sustentáveis, organizadora representante do Lixo Zero em Joinville.