Um grupo de 24 jovens de Joinville, com idade entre 16 e 21 anos, vai realizar o sonho de dançar no maior evento cristão para jovens, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de junho. Os adolescentes fazem parte do Ministério da Dança Manancial de Joinville e passaram parte do fim de semana ensaiando a coreografia que será apresentada no Rio.

Continua depois da publicidade

O grupo ficou em primeiro lugar em duas categorias do 13º Festival de Dança Sacra, realizado em Joinville no ano passado, evento que atraiu grupos de todo o País. A coreografia “O que me faz dançar” ficou com o primeiro lugar na categoria jazz 2 e levou o prêmio de melhor produção coreográfica. A maioria dos jovens mora na zona Sul de Joinville e dança junta há pelo menos oito anos.

-Quase todos começaram no infanto-, diz Edilson Pereira, que lidera o grupo e assina a coregrafia.

Uma das dançarinas, Thaís Correa Lima, de 16 anos, tem papel de destaque na montagem. É ela que inicia a coreografia, cantando a letra criada pelo próprio grupo.

Continua depois da publicidade

-Pela dança, a gente consegue transmitir o que está sentindo-, diz a estudante do terceiro ano do ensino médio que, por enquanto, planeja cursar comércio exterior.

Quanto à possibilidade de dançar no Rio de Janeiro, o grupo vive um momento de expectativa e busca apoio financeiro para o transporte. Todas as roupas do figurino foram costuradas com a ajuda da comunidade do bairro Itaum. A hospedagem deve ser em alojamentos disponibilizados pela organização da JMJ.

Segundo Leoni de Fátima Miranda Nascimento, que é mãe de uma das dançarinas e acompanha o grupo de perto, há a expectativa de que os jovens consigam ajuda financeira para contratar um ônibus que possa levar todos os integrantes e a estrutura que faz parte do cenário (uma espécie de escada toda iluminada).

Continua depois da publicidade

A 28ª Jornada Mundial da Juventude deve receber pelo menos 2 milhões de jovens do mundo todo e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”. O evento também marca a primeira viagem oficial do papa Francisco. Ele deve participar do encontro e rezar uma missa com os jovens, momento em que pelo menos 5 milhões de pessoas devem participar.