Um grupo botos deu o ar da graça na manhã desta sexta-feira em Porto Belo. Os animais foram avistados perto da ilha da cidade. A fotógrafa do O Sol Diário, Rafaela Martins, passou pelo local entre 11h e 11h30min e percebeu a movimentação do botos, que renderam belas imagens.
Continua depois da publicidade
Segundo Valdinei Batista da Silva, que trabalha há 12 anos na marina próxima à ilha, diz que a aparição dos animais não é frequente, mas acontece no local independente da estação:
– Na época da tainha eles aparecem para comer os peixes – relatou Silva.
O biólogo marinho, com doutorado em Oceanografia e professor da Univali, André Barreto, confirmou que os animais são botos e fazem parte da família dos golfinhos. De acordo com ele, parte da espécie circula com mais intensidade no alto mar e outra parte movimenta-se na costa em busca de alimentação.
Programa de preservação conta
Continua depois da publicidade
com ajuda da comunidade
Especialistas da Univali participam do programa Botos do Itajaí – projeto que monitora os animais que circulam pela foz do rio Itajaí-Açu. A espécie Tursiops truncatus usa a região como local de alimentação e é vista com frequência na área.
No entanto, a preocupação dos especialistas é a intensa perturbação causada pelo alto tráfego de embarcações por conta dos portos de Itajaí e Navegantes. Por isso, o projeto avalia frequentemente as alterações na espécie e busca medidas para evitar problemas de redução populacional.
Para o sucesso do programa, o grupo criou uma página no Facebook, em que pede a contribuição da população com fotos, já que não é possível estar em todos lugares ao mesmo tempo. Com as imagens, é possível identificar se o mesmo animal continua circulando pela região e até constatar doenças que estejam atingindo a espécie.
– Temos também uma ajuda dos guarda-vidas, que nos mandam registros. Além disso, as pessoas ajudam bastante a gente – conta André Barreto, biólogo marinho com doutorado em Oceanografia, professor da Univali e coordenador do projeto.
Continua depois da publicidade
A página do programa pode ser acessada pelo www.facebook.com.br/botosdoitajai. O e-mail para contribuição de é o botosdoitajai@yahoo.com.br.