Quem já passou dos 60 anos pode não ter a mesma facilidade dos jovens com a informática. Mas vencido o medo inicial, a máquina se transforma em aliada. Foi assim para um grupo de 25 alunos, todos na terceira idade, que recebeu nesta quinta-feira certificado de iniciação à informática. O módulo foi ministrado no Centro de Convivência do Idoso (CCI) numa parceria com a Fundação Municipal Albano Schmidt (Fundamas).
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br
A sala de informática do CCI se concretizou a partir de uma parceria com a Fundamas, que também disponibilizou um profissional para auxílio e coordenação da sala. Segundo a coordenadora do CCI, Luciana Alves Granemann, essa unidade ajuda na atualização dos idosos ao meio digital.
– Hoje, o idoso quer estar por dentro das notícias e das novidades, pois todos querem participar do universo da informática. Constatamos com o curso uma melhora significativa em quadros de depressão e solidão. Além disso, a prática auxilia para um melhor desempenho do senso cognitivo – disse Luciana.
Augusto Azevedo, morador do bairro Bucarein, concluiu o curso e diz que agora já lida com o computador em casa.
Continua depois da publicidade
– Já consigo também dar algumas dicas para a esposa, que também quis aprender a utilizar. Valeu a pena aprender – revelou.
Se depender da disposição da Fundamas, a parceria deve se manter em 2016.
– Continuaremos a disponibilizar o laboratório, o professor e a certificação, ficando a cargo da Secretaria de Assistência Social, por meio do CCI, a oferta do espaço – disse Gilberto Leal Júnior, presidente da Fundamas.