Além de ser uma obrigação em algumas cidades, usar máscaras agora é também uma demonstração de respeito ao próximo. Em muitos casos, o aumento dos casos positivos do novo coronavírus no Brasil fez com que as autoridades em saúde recomendassem o uso de máscaras para todas as pessoas que precisem sair de casa.

Continua depois da publicidade

Em Santa Catarina, a recomendação do governo é que até pessoas sem sintomas usem a proteção ao sair de suas casas para ir ao mercado ou à farmácia, por exemplo. A mudança veio após estudos chineses demonstrarem que um grande número de infecções acontece a partir de pessoas assintomáticas, que poderiam jogar no ar gotículas contaminadas ao falar. A máscara, então, funciona como uma barreira física para essas partículas.

Diante da dificuldade que algumas pessoas estão tendo em adquirir o equipamento de proteção, tanto pela falta de oferta do produto no mercado quanto pela falta de condições financeiras, um grupo de amigos e colegas de trabalho começou a se mobilizar através das redes sociais para tentar resolver o problema.

A ideia do grupo foi de criar um projeto com a finalidade de distribuir máscaras para toda a população. O projeto, batizado de “Todo Mundo Cuida de Todo Mundo”, pretende mobilizar o maior número de voluntários (pessoas físicas e jurídicas) para compra e confecção de máscaras de proteção. A iniciativa ganhou adeptos rapidamente, pessoas dispostas a levar adiante o projeto.

Continua depois da publicidade

O passo seguinte foi buscar apoio para adquirir os insumos para confecção das máscaras; organizar as embalagens, a logística e a distribuição. A projeto não tem prazo para terminar.

— A intenção é fazer com que todos tenham a sua máscara, que além de eficiente, é um equipamento simples, que não exige complexidade na produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasi — ressaltam os participantes do grupo.

Participação fundamental

Seja apoiando iniciativas como esta, seja adotando atitudes ou orientando seus colaboradores e clientes para a prevenção, as empresas podem contribuir muito no combate a pandemia. Um exemplo que merece destaque é a Irineu Imóveis: a empresa vai distribuir máscaras para todos os clientes além de fazer campanha educativa de boas práticas.

O mais importante agora é cuidar das pessoas, reduzir os impactos causados pelo vírus e acreditar que sairemos dessa muito mais fortes.​

Continua depois da publicidade

Acesse o canal Juntos Por Santa ​Catarina e veja outras iniciativas como esta.​​