Treze voluntários do Grupo de Resgate em Montanha (GRM) de Joinville foram ao Rio Grande do Sul para atuar no salvamento de vítimas das enchentes no estado. Conforme os socorristas que estão na região, o cenário é de guerra.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
— O cenário é de caos total, não tem como expor isso em palavras, a gente tenta fazer umas imagens para que o Brasil consiga entender o que está acontecendo — relata o diretor técnico da equipe do GRM que está no local, Alan Jacob da Rosa.
Família agarrada em árvore e 800 pessoas em escola: os relatos dos bombeiros de SC no RS
Veja fotos dos trabalhos do GRM
Continua depois da publicidade
Conforme Rosa, mais de 20 mil pessoas estão na localidade de Porto Alegre onde a equipe atua. São condomínios inteiros cercados por água e as pessoas não conseguem sair e o volume de equipes nesta região também é grande.
— Realmente se compara um cenário de guerra. São muitos locais totalmente ilhados. O pessoal tá pedindo muita ajuda de barcos e motores naquela região. Tem muita gente ainda para ser resgatado — comenta o diretor operacional do GRM, Michel Corrêa.
Neste fim de semana, 13 voluntários do GRM foram para o RS. A equipe está dando apoio para entrar em locais de difícil acesso, por meio de barco, e também realizando o primeiro atendimento de saúde.
— Estão encontrando algumas pessoas idosas que estão em telhados, em algumas regiões mais afastadas, com ferimentos. Estão dando os primeiros-socorros e levando para uma área mais segura — explica Corrêa. Para dar apoio à equipe que já está lá, mais voluntários do GRM estão a caminho do RS nesta segunda-feira (6).
Continua depois da publicidade
Veja vídeo
Leia também
“Não imaginei tão bonito“, diz moradora após revitalização da praia de Joinville, a Vigorelli
VÍDEO: Câmera de segurança flagra tombamento de caminhão sem freios em rua de Joinville
VÍDEO: Imagens impressionantes mostram bombeiros em combate a incêndio em casa de Joinville