A seleção brasileira masculina de basquete conheceu nesta terça-feira (13) os adversários da primeira fase das Eliminatórias das Américas para a Copa do Mundo de 2027. O torneio será disputado no Catar, e o sorteio dos grupos foi realizado em Doha, sede da competição.
Continua depois da publicidade
O Brasil caiu no Grupo C, junto com Venezuela, Colômbia e o vencedor do Pré-Qualificatório Sul, marcado para agosto de 2025. As partidas acontecerão em seis janelas internacionais, com início em novembro deste ano. Na fase inicial, cada equipe joga seis vezes, em confrontos de ida e volta.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Confira fotos da Seleção Brasileira de Basquete na Copa do Mundo da China:
Continua depois da publicidade
A estreia brasileira será fora de casa, no dia 27 de novembro, contra o classificado do Pré-Qualificatório Sul. Três dias depois, as equipes se reencontram no Brasil. Em fevereiro e julho de 2026, o time comandado por Aleksandar Petrovic enfrentará Venezuela e Colômbia.
As três melhores seleções do grupo avançam para a segunda fase, onde o Brasil cruzará com os classificados do Grupo A, que tem Estados Unidos, República Dominicana, Nicarágua e mais um país do Pré-Qualificatório Norte.
O continente americano terá sete vagas na Copa do Mundo de 2027: seis para os três primeiros de cada grupo da segunda fase e uma adicional para a quarta melhor campanha. O Catar, anfitrião, já tem presença garantida na competição.
Continua depois da publicidade
O formato das Eliminatórias se repete nas quatro regiões organizadas pela FIBA. No total, 80 países disputarão 32 vagas para o Mundial, com jogos ao longo de um ano e meio. Cada equipe poderá disputar até 12 partidas no caminho até o Catar.







