Em anúncio dos resultados de 2021 e perspectivas em 2022 para toda a América Latina, o Grupo BMW divulgou sua “ofensiva elétrica” com novidades para o mercado nacional – serão 30 lançamentos entre carros BMW, Mini e Motorrad (motos) neste ano no Brasil.
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Com o i4 anunciado e iX já em pré-venda no Brasil, a BMW confirmou a vinda ainda neste semestre do iX3, SUV elétrico baseado no X3. Seu motor elétrico de 286 cv e 40,8 kgfm de torque, é movido por baterias de 74 kWh, que pelo ciclo WLTP roda até 461 km. Os preços, versões e conteúdos só serão divulgados por ocasião do lançamento.
Junto com a Mini, o Grupo BMW terá 5 modelos totalmente elétricos no Brasil – i3, i4, iX, iX3 e Mini S E. Hoje, cerca de 20% das vendas da BMW são compostas por veículos eletrificados. Já para a Mini, os eletrificados correspondem atualmente a 40% das vendas no Brasil, um dos maiores percentuais globais.
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Elétricos, por ora, só importados
O CEO do BMW Group Brasil, Aksel Krieger, diz estar otimista com os planos no país.
— Estamos numa forte ofensiva, crescemos 162% com os eletrificados (elétricos e híbridos plug-in) e a BMW tem uma meta de chegar até 2030 com 50% da gama de veículos elétricos — afirma.
Ainda assim, não há planos de fabricação de eletrificados na planta de Araquari.
— Acompanhamos os estudos da Anfavea, de que 10% dos veículos vendidos no Brasil até 2030 serão eletrificados, e boa parte movida pela indústria premium — destaca Krieger. — Mas não temos confirmação de um veículo elétrico ou híbrido em produção aqui. Estamos sempre estudando e avaliando. Anunciamos recentemente um investimento de R$ 500 milhões na fábrica de Araquari, onde são produzidos o X1, X3, X4 e Série 3 com grande sucesso. Estamos sempre olhando para o futuro.
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Krieger também ressaltou iniciativas sustentáveis da fábrica catarinense, com a projeção de reduzir, até 2030, 80% de CO2 na produção de veículos, 50% no uso deles e 20% na cadeia de suprimentos. E citou a economia circular promovida por engenheiros e parceiros brasileiros com o primeiro carregador off grid nesta planta – movido a energia solar que reutiliza baterias dos modelos BMW i3.
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Balanço de 2021 e perspectivas
O grupo encerrou 2021 na liderança do segmento premium brasileiro, com crescimento de 15,1% em suas vendas de 2021, na comparação com 2020.
No ano passado foram emplacadas 27.844 unidades de automóveis e motocicletas das marcas do BMW Group (BMW, Mini e Motorrad), ante 24.177 unidades registradas no ano anterior.
A BMW teve alta de 16,8% – 1 em cada 3 veículos premium vendido no Brasil leva o logotipo da marca bávara. A Mini cresceu 9%.
— Os planos do BMW Group no Brasil permanecem inalterados e focam na manutenção da liderança do mercado premium. Para 2022, temos mais de 30 lançamentos de produtos. Acreditamos no Brasil e no futuro das plantas de Araquari e Manaus. Isto se viu refletido em grandes investimentos que foram anunciados em 2021. Definitivamente o Brasil é um mercado muito importante para o BMW Group e esperamos que esta tendência continue e se amplie — finalizou o CEO.
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