Quem deseja um futuro mais sustentável pode começar a praticar dentro de casa.

Continua depois da publicidade

Cerca 30% dos materiais que chegam às cooperativas de Joinville para reciclagem são, na verdade, lixo orgânico.

A falta de conscientização sobre a coleta torna-se evidente no lixo recolhido das residências toda semana. Até cachorro morto já foi encontrado, explica o coordenador do movimento Juventude Lixo Zero na cidade, Arthur Rancatti.

:: Leia mais sobre Joinville no www.an.com.br

Continua depois da publicidade

O cuidado com os resíduos pode ir além da coletiva seletiva. Segundo Rancatti, 40% do lixo doméstico são materiais orgânicos e poderiam ser reciclados com a compostagem, possível de se realizar em casa e até em apartamento.

Quem esteve no evento do Coletivo Lixo Zero, no Museu de Arte de Joinville, neste sábado, conheceu um pouco mais sobre as práticas e as tecnologias sustentáveis, como o premiado projeto do barco solar, desenvolvido por estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Ou as explicações sobre o uso da placa solar, pelo grupo multiplicador do Greenpeace. As crianças do grupo de escoteiro ouviram atentas.

– Eu achava que precisava de Sol o tempo todo, não sabia que dava para acumular a energia – contou o escoteiro Henrique Ferreira, de 10 anos, ao lado da interessada colega Brenda Vera Carvalho, de 11 anos.

Continua depois da publicidade

O público também teve a oportunidade de entender como funciona a compostagem, a reciclagem de diversos materiais e aproveitar as ofertas do bazar de roupas usadas.