A grua localizada ao lado de um empreendimento com obras paradas está deixando moradores e comerciantes preocupados no bairro Bucarein, na região central de Joinville. O medo deles é de que a estrutura possa cair caso não receba manutenção. A proprietária de um estabelecimento ao lado do prédio em construção chegou a protocolar denúncia no Ministério Público para tentar cobrar providências e obter respostas.

Continua depois da publicidade

A empresária Isabel Klimesch, 58 anos, diz que a estrutura foi colocada no local entre o final de 2015 e o início de 2016. Segundo ela, a grua tem a altura do empreendimento residencial, projetado para ter 10 andares. Ela conta que as obras pararam por volta de maio do ano passado e, desde então, o local está abandonado e a grua, sem manutenção.

— Quando tem muito vento, ela (a grua) gira muito, mas pelo que falaram, ela não pode ficar fixa. O problema é que em uma ponta tem um contrapeso de cimento. Vai que essa grua quebre e não tem proteção — teme Isabel.

A moradora também conta que a luz de sinalização da estrutura não está mais funcionando, supostamente porque não há mais energia elétrica no local. Segundo a empresária, ela ligou para a construtora em novembro e a empresa afirmou que o prazo de entrega do empreendimento era 2017 e que as obras seriam retomadas em janeiro de 2018. No entanto, até agora, nada mudou.

Preocupada com a situação, ela procurou o Ministério Público para protocolar uma denúncia. Agora, o MP aguarda um posicionamento da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot). A reportagem ainda tentou entrar em contato com a construtora, porém, até a tarde de segunda-feira ninguém havia atendido os telefonemas.

Continua depois da publicidade