A chegada do inverno traz consigo o aumento das doenças respiratórias e, com elas, vem a congestão nasal, a coriza, a tosse, e outros sintomas da gripe. Ou seria de resfriado? A semelhança dos sintomas dessas doenças pode dificultar o diagnóstico e o tratamento, mas, embora se pareçam quanto a alguns sintomas, gripe e resfriado não são iguais e exigem cuidados diferentes.
Continua depois da publicidade
Em geral, acabamos chamando todas as infecções que acometem as vias respiratórias de gripe quando, na maioria das vezes, trata-se de resfriado. Sim, resfriados costumam ser mais comuns, principalmente na estação mais fria do ano.
Confundir gripe e resfriado é normal, porém, saber diferenciar as doenças ajuda a tratar da maneira correta e evita complicações.
O que é gripe? O que é resfriado? Veja as diferenças
A gripe é uma infecção viral causada pelo vírus Influenza — que possui muitas variações, a mais conhecida é a H1N1. Os sintomas gripais costumam aparecer de maneira repentina e, além da coriza, dos espirros e da tosse, a gripe pode causar cansaço, dores no corpo, dor de cabeça, dor de garganta e febre alta, que é o principal indicativo de atenção.
Já o causador da maioria dos resfriados é o Rinovírus, que provoca sintomas parecidos com os da gripe, mas que costumam ser mais leves e surgem de forma lenta. No início, a coriza, a irritação na garganta e a coceira no nariz são semelhantes aos sintomas de uma rinite. Entretanto, ao contrário da gripe, durante um resfriado, não é comum sentir dores no corpo, dor de cabeça, nem ter febre (quando há febre, é baixa e cede facilmente).
Continua depois da publicidade
Além dessas diferenças, a gripe pode afetar os pulmões e trazer complicações graves quando não tratada corretamente. Os resfriados são mais leves porque não comprometem o sistema respiratório.
A duração também é diferente. Enquanto os sintomas da gripe tendem a durar entre 7 e 10 dias, os do resfriado raramente passam dos 5 dias.
Casos de gripe e de resfriado aumentam no inverno
A transmissão da gripe e do resfriado acontece pelo contato com pessoas contaminadas, por gotículas de secreções, como saliva ou mucosa nasal (quando a pessoa infectada tosse ou espirra, por exemplo). Mas como os vírus permanecem vivos de seis a oito horas fora do corpo, podem se espalhar pelo ar e contaminar superfícies, por exemplo, maçanetas, mesas e computadores.
Como no inverno costumamos manter as janelas fechadas e a passar mais tempo em ambientes sem circulação de ar, basta que uma pessoa contaminada espirre para espalhar vírus por até dois metros.
Continua depois da publicidade
Por isso, para prevenir gripes e resfriados é importante manter os ambientes arejados. Também é indicado não compartilhar objetos de uso pessoal e lavar as mãos com frequência.
Quem está com sintoma gripal deve usar lenço descartáveis para tapar a boca e o nariz quando tossir ou espirrar; não tocar nos olhos, na boca e no nariz; fazer evitar contato direto com outras pessoas e utilizar máscara quando em público.
Para gripe, há vacina, que previne entre 70% e 90% dos casos e deve ser tomada anualmente.
Gripe e resfriado têm cura?
Mesmo diferentes, o tratamento para gripe e resfriados é semelhante, voltado para o alívio dos sintomas principais (dor e febre) e envolve o uso de analgésicos e antitérmicos.
Em todos os casos, é aconselhável buscar orientação médica se os sintomas durarem mais de dez dias ou em caso de febre persistente (que não cede com uso de antitérmico). Crianças, idosos, gestantes e pessoas imunossuprimidas ou com doenças crônicas exigem mais atenção.
Continua depois da publicidade