Nariz congestionado, febre, tosses e espirros. Esses são os sintomas mais comuns da gripe, que não importa a época do ano, o vírus está no ar. É só abaixar um pouco a imunidade que qualquer pessoa fica suscetível a contrair a doença.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Alguns dos sintomas se assemelham com os sintomas da Covid-19, no entanto, existem outros que fazem com que seja possível diferenciar uma doença viral da outra. Mas é importante que caso você sinta qualquer sintomas de coronavírus monitore e faça o teste para confirmar se é ou não a doença.
Continua depois da publicidade
O que é a gripe
A gripe é uma doença infecciosa que atinge o sistema respiratório causada pelo vírus influenza.
Como a gripe é transmitida
A gripe pode ser transmitida por meio da aspiração de gotículas liberadas no espirro, na tosse e durante a fala de pessoas contaminadas, ou ao encostar em superfícies contaminadas e levar e levar as mãos aos olhos, boca e nariz.
Sintomas da gripe
Os sintomas da gripe podem variar de pessoas para pessoa, no entanto, os mais comum são:
Continua depois da publicidade
- Secreção nasal
- Coriza
- Tosse com catarro
- Tosse seca
- Dor no corpo
- Dor de garganta
- Febre
Quanto tempo dura a gripe comum
O tempo de incubação do vírus dentro do organismo varia. Geralmente o tempo de duração de uma gripe comum pode ser de três a cinco dias e na fase aguda da doença dura cerca de dez dias.
O que fazer para melhorar a gripe
O tratamento para gripe e as ações que podem ser feitas para melhorar da doença são focados em acabar com os sintomas. Nos casos comuns da doença medicamentos como analgésicos, antitérmicos e descongestionantes, além de repouso e reforço na hidratação com aumento do consumo de líquidos ajudam a acabar com o vírus mais rápido. Mas lembre-se de procurar um farmacêutico ou médico para que o diagnóstico seja exato.
Vacina contra a gripe
A vacina da gripe é sazonal e contém proteção contra os três ou quatro vírus da gripe que se espera sejam os mais comuns durante a temporada de gripe do ano em questão.
Continua depois da publicidade
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda a vacinação anual contra a gripe para todas as pessoas com 6 meses ou mais. Os grupos de risco devem ter particular atenção, devendo ser sempre vacinados.
Quais são os tipos de gripe
Existem quatro tipos de gripe, que são chamadas de influenza. Todas as formas da doença provocam quadros clínicos parecidos, que podem se agravar e ter complicações sistêmicas.
Os quatro tipos de gripe são A, B, C e D, sendo que os dois últimos são menos comuns. Além disso, esses quatro são divididos em vários subtipos. O grupo A é o mais comum, geralmente responsável pelas temporadas sazonais de gripe e eventuais epidemias.
Continua depois da publicidade
O que uma gripe pode causar
Além dos sintomas comuns já citados, caso uma pessoa que seja grupo de risco contraia o vírus, pode ser que ela tenha complicações por conta da doença. Pessoas com doenças crônicas e idosos podem sofrer agravamento da gripe ficar com o organismo mais comprometido como um todo.
Gripe ou Covid?
A principal diferença entre o vírus da gripe e o vírus da Covid-19 é que o coronavírus afeta não apenas o sistema respiratório, como o caso da gripe. Por ser uma doença é possível que a pessoa que contrair o vírus tenha gastrointestinais, renais, hepáticos, cardiovasculares, além de muita dor muscular e falta de ar.
Como funciona o vírus da gripe
O vírus da gripe atinge principalmente o sistema repiratório. Como já dito anteriormente, a principal forma de contágio acontece quando a pessoa infectada tosse ou espirra, liberando gotículas de saliva e partículas contendo o vírus no ar, que por sua vez são inaladas por outros indivíduos com a respiração.
Continua depois da publicidade
Leia também
Quais são as reações da vacina contra a gripe
Todas as vacinas para adolescentes no Calendário Nacional do SUS
Todas as vacinas para crianças no Calendário de Vacinação do SUS