Apesar de os casos de Covid-19 tenham diminuído a curva de registros de gripe estão aumentando em todo o Brasil. As duas doenças podem confundir, devido a semelhança entre os sintomas de cada uma das doenças.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Saber diferenteciar a reação aos sintomas são necessários diante dos riscos de transmissão do coronavírus. O Ministério da Saúde orienta que uma pessoa infectada deve, além de procurar atendimento, ficar isolada de outros indivíduos e fazer quarentena durante 14 dias. O prazo pode ser menor, dependendo das orientações das prefeituras.
Segundo a infectologista Ana Helena Germoglio, não é possível definir se uma pessoa está com Covid-19 ou com gripe apenas com a análise do profissional, chamado no jargão técnico de diagnóstico clínico.
Para a avaliação do quadro de saúde do paciente é preciso fazer testes. No caso da Covid-19, há diferentes modalidades, como os testes de antígeno ou laboratoriais PCR. No caso da gripe, também há distintos tipos de exames.
Continua depois da publicidade
Por isso, a infectologista destaca a importância de que, diante de sintomas, as pessoas procurem assistência médica para que o profissional possa indicar os procedimentos adequados à realização do diagnóstico.
> Efeitos colaterais da terceira dose da Pfizer; veja reações mais relatadas
Gripe ou Covid-19
Embora os sintomas sejam parecidos, há especificidades entre as duas doenças. Na gripe, sintomas como febre, tosse seca, cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de cabeça são comuns.
A gripe pode evoluir para casos graves e até mesmo para a morte. Segundo material explicativo do Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (IFF-Fiocruz), a hospitalização e a possibilidade de óbito estão, em geral, vinculadas aos grupos de alto risco. A influenza pode também abrir espaço para infecções secundárias, como aquelas causadas por bactérias.
Na Covid-19, febre e tosse seca são sintomas comuns. Já cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de garganta podem surgir às vezes. A doença tem outros sintomas que, em geral, não são sentidos por quem tem gripe, como perda do olfato e paladar.
Continua depois da publicidade
A Covid-19 também pode avançar para quadros mais graves. Pessoas nessas situações mais graves ou críticas podem ter forte falta de ar, pneumonia grave e outros problemas respiratórios que demandem suporte ventilatório ou internação em unidades de terapia intensiva.
> Reações da dose de reforço da Janssen; veja sintomas mais relatados
Sintomas da Gripe
Os sintomas da gripe podem variar de pessoas para pessoa, no entanto, os mais comum são:
- Secreção nasal
- Coriza
- Tosse com catarro
- Tosse seca
- Dor no corpo
- Dor de garganta
- Febre
> Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?
Sintomas da Covid-19
A Covid-19 afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. A maioria das pessoas infectadas apresentará sintomas leves a moderados da doença e não precisarão ser hospitalizadas. Veja os sintomas:
- Febre
- Tosse
- Cansaço
- Perda de paladar ou olfato
- Dores de garganta
- Dor de cabeça
- Dores e desconfortos
- Diarreia
- Irritações na pele ou descoloração dos dedos dos pés ou das mãos
- Olhos vermelhos ou irritados
Continua depois da publicidade

Pode tomar vacina da Covid-19 gripado?
A vacina da Covid-19 não é recomendada se a pessoa estiver gripada, isso porque o sistema imunológico está mais fragilizado, tentando combater outro vírus, o da gripe. Além disso, os sintomas da Covid-19 também podem ser confundidos com os da gripe.
> Reações da dose de reforço da Janssen; veja sintomas mais relatados
A recomendação é de que a pessoa fique em isolamento e siga todas as orientações para um caso suspeito de coronavírus.
Caso os sintomas persistam e chegou a vez de tomar a vacina da Covid-19, é necessário fazer um teste para confirmar o descartar a possibilidade de ser coronavírus. Se o teste der positivo, deve-se esperar pelo menos 14 dias após não ter mais nenhum sintoma e o teste negativar para aí sim, recebera dose do imunizante.
> Tomou remédio para reação da vacina contra a Covid-19? Veja o que pode acontecer
Vacina contra a gripe
Em abril, o Sistema Único de Saúde (SUS) deu início à 23ª campanha de vacinação contra a gripe, em paralelo a vacinação contra a Covid-19.
Continua depois da publicidade
Costuma ser comum a imunização com várias vacinas diferentes em um mesmo momento. No entanto, como a vacina para a Covid-19 é recente, ainda não há estudos que comprovem que ela possa ser aplicada junto com a vacina da gripe.
> Reações da segunda dose da Pfizer; veja os sintomas mais relatados
Por isso, o Ministério da Saúde indica que seja feio um intervalo de, pelo menos, 15 dias. As pessoas que forem chamadas para fazer ambas as vacinas no mesmo período devem dar prioridade para a vacina contra o coronavírus, fazendo depois a vacinação contra a gripe.
*Com informações de Agência Brasil
> Pode fumar depois da vacina da Covid-19?
Qual será a próxima pandemia?
Leia também
Vacina da Pfizer aumenta os seios?
Por que pessoas morrem mesmo vacinadas contra a Covid-19?
Efeitos colaterais da Pfizer; veja os sintomas mais relatados
Quais os riscos de não tomar a segunda dose de vacina da Covid-19
Santa Catarina reduz intervalo da dose de reforço contra Covid