Causada pelo vírus da influenza, a gripe é uma infecção bastante comum, normalmente, fácil de ser tratada e, para a população geral (fora dos grupos de risco), não costuma trazer grandes complicações. 

Continua depois da publicidade

No entanto, em alguns casos, mesmo em organismos saudáveis, uma gripe mal curada pode provocar outras doenças, algumas até mais graves, como a pneumonia.

O ciclo do influenzavirus costuma durar até 14 dias, e os sintomas desaparecem, normalmente, em torno do sétimo dia. Quando, por alguma razão, o sistema imunológico se encontra debilitado a ponto de não conseguir combater a multiplicação viral e curar totalmente a gripe e os medicamentos auxiliares não surtem efeito, pode haver sequelas que exigem cuidados maiores.

Em um primeiro momento, os sintomas dessas sequelas podem se confundir com os da gripe comum, e isso dificulta o diagnóstico e o tratamento adequado. Conhecer as doenças desencadeadas por uma gripe mal curada é uma das melhores maneiras de se evitar o agravamento do quadro.

Sintomas persistentes exigem cuidados

Se os sintomas persistirem por mais de duas semanas ou se houver febre persistente (que não cede com antitérmicos), é preciso ligar o sinal de alerta, para evitar a piora do quadro.

Continua depois da publicidade

A gripe pode evoluir, por exemplo, para pneumonia, uma infecção que, por sua vez, pode facilitar a entrada de outros agentes infecciosos, como o bacilo de Koch, causador da tuberculose. 

Ou seja, embora a gripe não cause diretamente tuberculose, uma pneumonia advinda de uma gripe mal curada pode criar condições favoráveis para o desenvolvimento dessa grave doença, principalmente em pessoas com sistema imunológico comprometido. 

Conheça as principais complicações de uma gripe mal curada

  • A sinusite é uma inflamação que atinge os seios da face, causando dores, congestão nasal e, em alguns casos, alteração do olfato. Essa condição pode ser desencadeada por alergias, infecções virais (como a gripe) ou bacterianas. Em crianças, a sinusite é uma complicação frequente da gripe devido à imaturidade do sistema imunológico e das vias aéreas.
  • A otite é uma inflamação do ouvido que pode causar dor intensa, febre e perda auditiva. Ela é frequentemente desencadeada por infecções respiratórias, como a gripe, e é mais comum em crianças. A otite pode ser uma complicação de gripes e resfriados mal tratados, afetando a capacidade auditiva e causando desconforto significativo.

Continua depois da publicidade

  • A bronquite aguda, uma inflamação temporária dos brônquios, é frequentemente causada por vírus como o influenza e o vírus do resfriado comum. A irritação causada pela infecção viral pode prolongar os sintomas por semanas, mesmo após a cura da infecção. 
  • A faringite é uma inflamação da garganta que pode ser causada por diversos fatores, como vírus, bactérias, alergias e refluxo gastroesofágico. Os sintomas mais comuns incluem dor de garganta e dificuldade para engolir. A faringite viral, geralmente causada por vírus como o resfriado comum e o da gripe, costuma ser mais leve e se resolve espontaneamente, podendo estar acompanhada de coriza e febre baixa. 
  • A pneumonia é uma infecção pulmonar que ocorre quando os alvéolos pulmonares se enchem de líquido ou pus, comprometendo a troca gasosa. Ela pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus (incluindo o vírus da gripe), fungos e parasitas. Os sintomas incluem tosse, dor no peito, dificuldade para respirar, febre e, em casos graves, pode levar à insuficiência respiratória. O tratamento da pneumonia depende da causa e da gravidade da infecção.

A gripe, quando não tratada adequadamente, pode evoluir para complicações que vão além dos sintomas iniciais. Quando a infecção não é combatida de forma eficaz, o corpo fica mais vulnerável a outras doenças e o sistema imunológico fica enfraquecido, com dificuldades para se recuperar.

Continua depois da publicidade

Atenção aos grupos de risco

Nem todo mundo reage da mesma maneira à gripe. Pessoas com doenças crônicas (como diabetes, asma e cardiopatias, por exemplo), idosos, gestantes e crianças apresentam maior probabilidade de desenvolver complicações. Isso acontece porque o sistema imunológico desses indivíduos tende a estar mais enfraquecido ou porque possuem condições pré-existentes que os tornam mais suscetíveis a infecções.

Para evitar as complicações da gripe, é importante manter a higiene, principalmente ao tossir ou espirrar; manter a vacinação atualizada; evitar permanecer em locais fechados e/ou com muita gente; ter uma dieta saudável e equilibrada; e praticar atividades físicas regularmente, entre outros hábitos que contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Alivie os sintomas da gripe em até 15 minutos com Multigrip!

Multigrip® Cápsula (Paracetamol 400 mg, maleato de clorfeniramina 4 mg, cloridrato de fenilefrina 4 mg) é indicado no tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. MultiGrip® é destinado ao alívio da congestão nasal, coriza, febre, dor de cabeça e dores musculares presentes nos estados gripais. MultiGrip® é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, pressão alta, doença cardíaca, diabetes, glaucoma, hipertrofia da próstata, doença renal crônica, insuficiência hepática grave, disfunção tireoidiana, gravidez e lactação sem controle médico. Durante o tratamento com MultiGrip®, não dirija veículos ou opere máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas. Multigrip é um medicamento e seu uso pode trazer riscos. Procure um médico e/ou farmacêutico. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Leia a bula. Reg. MS nº 1.1819.0230