Detectada em frangos e outras aves, a gripe aviária – ou influenza aviária – é uma doença que gera impactos em todo o mundo. Isso porque, sempre que um caso é detectado, há uma verdadeira força-tarefa para barrar a contaminação já que a doença pode espalhar-se facilmente. Mas, afinal, a gripe aviária pega em humanos? Essa é a pergunta que iremos responder nessa reportagem, além de explicar como acontece a transmissão e como são os sintomas.

Continua depois da publicidade

O vírus da gripe aviária é o chamado H5N1. De forma geral, esse vírus instala-se em aves migratórias (como passáros) e em frangos. Essa última infecção é a que mais preocupa o mundo, já que pode interferir no comércio internacional. Em 2023, até agora, dois casos de gripe aviária foram registrados no Brasil e um deles, foi em Santa Catarina.

Como os registrosde gripe aviária foram em locais em que os animais eram para o consumo próprio, não há até o momento preocupação para a disseminação do vírus por meio da exportação. Porém, o Japão suspendeu a compra de aves, de carne de frango e de subprodutos, como o ovo, produzidos em Santa Catarina.

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Continua depois da publicidade

Gripe aviária pode infectar humanos?

Sim, seres humanos podem pegar a gripe aviária. O risco é baixo e poucos casos já foram registrados no mundo. Porém, a mortalidade é alta de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Desde 2003, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que 874 pessoas foram infectadas pelos vírus e, destas, 458 morreu. Ou seja, metade.

Até o momento, não há pessoas infectadas no Brasil e nem casos registrados.

Como é a transmissão do H5N1?

A transmissão do H5N1, vírus da gripe aviária, é bem semelhanta ao de qualquer gripe. Ou seja, o contato com o vírus se dá através de contato com secreções, direto ou indireto, de aves infectadas. Saliva, urina, suor, fezes e outras secreções respiratórias destas aves infectadas podem ser a porta de entrada do vírus.

Por isso, a retirada de animais mortos com suspeita de gripe aviária é somente realizada por equipes especializadas. Ministério da Agricultura ou a Secretaria de Saúde de cada Estado são órgãos que devem ser procurados caso haja essa suspeita.

Continua depois da publicidade

A transmissão do H5N1 de humano para humano também não foi confirmada, até o momento, em todo o mundo.

Posso pegar gripe aviária comendo frango?

De acordo com a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, ainda não é comprovado que a gripe aviária possa ser transmitida por meio de frangos – ou outras aves – após serem devidamente preparados ou cozidos.

Ou seja, não há até o momento a comprovação de que a transmissão pode ocorrer ao comermos carne de frango, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Quais os sintomas nos humanos?

O sintomas nos seres humanos infectados pela gripe aviária são bem parecidos com o da gripe. Porém, há também casos assintomátivos, quando a pessoa está infectada mas não apresenta sintomas.

Confira abaixo os sintomas mais comuns:

  • Febre
  • Tosse
  • Dor no corpo
  • Dor de garganta

Quais os sintomas nas aves?

  • Secreções no nariz, bico, ou olhos
  • Difivuldade de respirar
  • Diarreia
  • Mudança brusca na alimentação ou hidratação
  • Má formação de ovos
  • Mortes sem explicação ou contexto
  • Pescoço torto
  • Espirros
  • Andar “torto” ou “cambaleante”

Existe vacina contra gripe aviária?

No momento, para humanos, ainda não há vacina contra a gripe aviária. Porém, para as aves, já é possível realizar a imunização. Mas, assim como muitas vacinas de vírus da gripe, elas protegem apenas contra algumas “cepas” ou “versões”.

Continua depois da publicidade

Leia também

SC deve vender frango a outros estados para reduzir impacto após Japão suspender importação